Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 28 de agosto de 2011

Viagem aos anos 70!

           Continuando a viagem da semana passada, só que agora voltando ainda mais no tempo, chegamos à década de 1970, também conhecida como a década da discoteca. Cada época tem seu valor, isso no que se refere a qualquer coisa que possamos imaginar, e na música não poderia ser diferente. Esse foi o período das danceterias, dos rapazes com cabelo cheio de gel, dos globos coloridos brilhando e iluminando os salões repletos de dançarinos, iniciantes ou profissionais, que se deixavam levar no ritmo de músicas como "I Will Survive" de Gloria Gaynor - essa música foi tema de Priscila, a Rainha do Deserto - "Dancing Queen" do ABBA, "Macho Man" do Village People entre tantas outras. As Divas do dancing nesse momento da história, como não poderia deixar de ser, foram Gloria Gaynor, Donna Summer e Diana Ross.


         A música internacional foi bastante profícua, tivemos o surgimento do Queen, em 5 de abril de 1970, ABBA, Village People, The Police, Dire Straits, The Cure, Kiss, Aerosmith, Toto, Ramones, The Carpenters. Para alguns o maior hit internacional da década foi "Have you Ever Seen The Rain?" da banda americana Crenndence Clearwater Revival , essa música ficou tão famosa que recebeu várias versões pelo mundo afora.
           Os filmes que fizeram sucesso e conseguiram marcar não apenas pela fotografia ou enredo, mas principalmente pela música - assim é que alguns ganharam Oscar de melhor Trilha Sonora ou Melhor Canção Original -  foram Hair, Os Embalos de Sábado à Noite, Priscila, a Rainha do Deserto, O Poderoso Chefão (1 e 2), Contatos Imediatos de Terceiro Grau, O Último Tango em Paris, Kramer versus Kramer, Um Violinista no Telhado, A Fantástica Fábrica de Chocolate (versão de 1971), Butch Cassidy and the Sundance Kid, Love Story, Luzes da Ribalta (Embora tenha sido um filme de 1952 ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1973, vide 'O Gênio, o Cavalheiro, o Cavaleiro e o Vagabundo!', de 17 de julho), Expresso da Meia Noite, Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança, são muitos e suas canções são simplesmente lindas, particularmente não sei qual o melhor, adoro cada um deles.
          Já no que se refere à música brasileira muitos acreditam que a década de 70 foi perdida, mas isso só se aplica se falarmos em Rock, já que poucas bandas conseguiram sobreviver, porque nos outros estilos musicais o Brasil deu um show. Foi uma época de transição e as bandas de rock, embora não tenham feito um trabalho excepcional, com algumas exceções, abriram caminho para o que veio a ser na década seguinte, a era de Ouro. A maioria delas nem deixou registro, simplesmente apareceu, gravou alguns trabalhos e rapidamente desapareceu, elas copiavam de forma ingênua os trabalhos que vinham de fora. Alguns exemplos são: Aero Blues (de onde surgiu Celso Blues Boy), Águas Bravas, Bacamarte (rock progressivo, dele saiu Jane Duboc), Bixo da Seda, de onde saiu Vinícius Cantuária em 1976, As Frenéticas, Moto Perpétuo (??? daí veio Guilherme Arantes), Sociedade Anônima, Som Imaginário (Banda que começou como apoio a Milton Nascimento e partiu para carreira solo) e O Terço, que foi uma das maiores bandas de rock dos anos 70, tendo como um dos integrantes Vinícius Cantuária. Geeeente, nunca ouvi falar dessas bandas, e eu que pensei que conhecia um pouquinho de música... É uma pena que tantos sonhos tenham terminado tão cedo, imagino como deve ter sido frustrante pra esses jovens, que queriam tocar rock, perceberem que a realidade do país naquele momento não abraçava músicas cujas letras não continham um enfoque social, romântico, humano ou vazio.
            Já como exemplos de músicos e bandas que conseguiram fazer sucesso na época, e ainda fazem, temos: Flávio Venturini, 14 Bis, Djavan, A Cor do Som, Guilherme Arantes, Oswaldo Montenegro, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Fábio Jr. (bem, sobre ele é necessário fazer certas anotações, já que é um exemplo à parte de alguém que se adaptou para sobreviver. A tendência do mercado daquela época era que os cantores brasileiros gravassem em inglês com nomes estrangeiros, complicado né? ele usou pseudônimos como Uncle Jack e Mark Davis, o artista chegou a lançar um disco em 1974 e emplacou com a canção, "Don’t Let me Cry" , feita para uma namorada morta no incêndio do Edifício Joelma, ocorrido em São Paulo no ano anterior... trágico!), outros músicos brasileiros que também se "internacionalizaram" para conseguir trabalho foram Jessé e Pholhas.


          Como sempre nossos músicos deixaram sua marca, canções como "Te Amo Espanhola", "Amor de Índio", "Meu Bem-querer", "Álibi", "Andanças", "Caçador de Mim", "Só Louco", "Meu Mundo e Nada Mais", "Admirável Gado Novo"", etc, etc, etc, são o registro do que temos de melhor no período em foco, independentemente da década, da geração, nossas músicas serão sempre lembradas, tocadas e cantaroladas. Mas como se tratando de música o tema é universal também posso chamar de "nossas" outras canções que marcaram os anos das danceterias, como "I'll Be There","Ben", "Music and Me", "I Have a Dream", "Africa", "Skyline Pigeon", "Where Do I Begin", "If".... se fosse possível continuar, mas são milhares de músicas que os Anos de 70 nos trouxeram, não tem como colocar aqui todas que fizeram sucesso ou marcaram de alguma outra forma, sei que cada um que vier a ler esse post vai pensar: "Ela esqueceu aquela música que gosto tanto ou aquela música que me faz lembrar algo", posso ter esquecido ou então não conheço, mas faz de conta que a música de cada um está aqui, é só fechar os olhos e imaginá-la tocando...... !!!!!!!!

           Léia, amiga, que maratona, todas postagens de uma só vez, rsrsrs. Valeu!
          Uma maravilhosa semana, cheia de encantamento, sorrisos e felicidades. Beijossss!!!!!


7 comentários:

  1. Nossa... que viagem.... adorei!!! Musicas do meu tempo que até hoje canto e toco algumas!!!! Muito bom relembrar!!! Show de post... Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nadja!
    Realmente deve ter sido muito bom para quem pode curtir a adolescência nos anos 70, pois foi uma época mágica, com músicas ótimas moldadas em uma fantasia, com muito brilho (nas meias, nas roupas, nos globos, nos cabelos etc.).
    Essas músicas que vc citou são eternas! É uma delícia ouvi-las ainda hoje. E o Queen foi e sempre será a banda mais diferente, cada participante tinha a sua pitada especial, o Fred a conduzia com maestria.
    E os filmes... Ah... Os filmes... Saudades desses filmes tão espetaculares. Hair marcou uma geração e até hoje ainda canto algumas de suas músicas e não me esqueço dos personagens. E os embalos de sábado à noite simplesmente maravilhoso.
    Já do rock brasileiro, realmente não conheço essas bandas que vc mencionou, só mesmo os cantores que destacou.
    Ainda bem que os outros conseguiram se destacar. Sabe, fui a muitos shows do Guilherme Arantes e tive a oportunidade de ficar bem na frente dele (a turma do gargarejo... hehehe), por isso posso afirmar que ele era muito bom! As letras de suas músicas eram cheias de encantamento e a voz dele era ótima, ao vivo era igual aos discos. Ele tinha um carisma maravilhoso, nos envolvia, o show era espetacular.
    Tantas músicas que vc citou e outras que ainda estão vivas em nossos pensamentos, mas é assim mesmo, o que é bom se prolonga no tempo!
    Uma ótima semana pra ti e para os teus tb!
    Post show!
    ♥Beijinhos♥

    ResponderExcluir
  3. Bom só algumas eu conheço..rsrsrsrs
    Mas tudo que foi feito nas decadas de 70 e 80 acho que ficara marcado para toda a vida

    Adorei o post...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Cassinha, Lucy e Luiz Fernando!
    Sempre fico super feliz com a visita, e mais feliz ainda quando consigo passar um pouco do que gosto e sinto essa receptividade.
    Quer dizer que você toca né Cassinha? Olha os dons se revelando!

    Lucy amiga, deve realmente ter sido bom ser adolescente nesse período, acho que o mundo era mais ingênuo, as pessoas mais solidárias e preocupadas em ser felizes do que em fazer o mal.
    Amo o Queen, eles deixaram muita saudade, suas músicas são lindas e marcaram o mundo; acho maravilhosos cada um dos filmes que citei e ainda havia muitos outros, mas a lista seria muito longa, Hair é um dos meus musicais preferidos, acho as músicas escolhidas para a trilha sonora perfeitas, não poderiam ser melhores; também sou apaixonada pelo Guilherme Arantes, pena eu nunca ter assistido um show dele, deve ser mesmo maravilhoso poder acompanhar cada uma das músicas que ele toca, mas quem sabe ainda assisto, rsrsrs.

    Realmente Luiz Fernando, as músicas feitas nessas épocas, e também nas décadas anteriores, ficarão marcadas para toda a vida.

    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  5. Venci a maratona... se todas na vida fossem iguais á essas estaria no paraíso... kkk. Obrigada pelo carinho e paciência.

    Vamos que vamos nos embalos dos anos 70 na qual tenho muito gosto e que continua marcando até hoje. Há 3 anos no casamento de uma prima só rolava anos 70 e me peguei lamentando não ter conhecido antes. Fica dificil falar a melhor, porém uma das em especial é I Have a Dream toca lá no fundo. Claro ao final do casório peguei um papel de boca uma caneta emprestada e corri anotar as prediletas... kkk

    Como sempre lindo, lindo o post...

    * * *Beijão* * *

    ResponderExcluir
  6. Nadja, hoje também aproveitei para fazer uma maratona e valeu à pena, pois acabei nos anos 70, revivendo os meus tempos de discoteca, os tempos em que a Sonia Braga dançava todas essas músicas loucas em Dancing Days, como a "Caia na Gandaia" com as Frenéticas(que eram o máximo!)... Que saudade! Grupos que eu amava como Genesis(onde o Phil Collins era o vocalista), o fantástico Rick Wakeman...Nossa! Agora abri o baú e me entreguei de vez na idade...hahaha!
    Valeu pela viagem maravilhosa, querida! Parabéns e o meu desejo de sucesso crescente aqui no blog!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Nadja esse vídeo que você colocou, não poderia representar melhor a década de 70. “I Will Survive" de Gloria Gaynor deveria ser obrigatório nos tratamentos com pacientes em depressão!!! Afinal, essa música é uma verdadeira injeção de adrenalina; e isso, sem falar na letra, que é uma sensacional volta por cima.
    Na verdade, a minha relação com esta década foi mais lúdica que emocional. Mas, claro que ficaram muitas lembranças, pois emoção a gente vive em todas as idades, e a música tem uma ligação direta com a emoção.
    Marcou-me muito as roupas coloridas e brilhantes relacionadas às discotecas. Lembro-me bem das frenéticas com seu “Dancin’ Days” (já no final da década). E claro, não poderia deixar de comentar o filme musical de 1977: “Os Embalos de Sábado à Noite”, cujo ator principal era John Travolta e a trilha sonora do filme fez grande sucesso entre os jovens da época. Eram tempos de ouro!!!
    Mas como você disse: ‘cada época tem seu valor’ e no cenário musical muita gente boa – que veio para ficar – surgiu nesse período, como: Djavan, Oswaldo Montenegro, Guilherme Arantes, Zé Ramalho e outros. Esses, eu sou fã incondicional. Já quanto ao Mark Davis, por muito tempo, eu admirei sua versão nacional e ‘real’ - o Fábio Junior. Hoje, já não acompanho sua carreira como antes, acho que minha energia mudou de foco. Mas, achei muito interessante a citação que você fez quanto à música “Don’t Let me Cry”, realmente na letra fica implícito uma despedida longa. Não sabia que era uma homenagem.
    Ah! Lembra da Nikka Costa? Na verdade, ela fez sucesso no comecinho da década de 80 e deveria estar no comentário dos Anos 80, mas como só lembrei agora, não queria passar em branco, pois, era lindo vê-la cantar “On My Own” e “I Believe in Love”. Foi um sucesso meteoro, mas que deixou boas lembranças para quem o acompanhou.
    Amiga, amei esse ‘mergulho no tempo’... Até o próximo post.

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.