Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Grande Festa de Sonhos e Fantasias!

         Não há como falar de carnaval sem falar do carnaval do Rio de Janeiro, suas Escolas de Samba, suas Musas, as grandes apresentações e tudo mais que contagia e traz milhares de turistas à Cidade Maravilhosa!
          O carnaval do Rio também nasceu da mistura de culturas trazidas da Europa e da África, afinal não podia ser de outra forma, a miscigenação ocorrida no Brasil foi responsável pela nossa formação sociológia, cultural e histórica.


          As Escolas de Samba estão ligadas à própria história do carnaval carioca assim como a criação do samba moderno; elas foram inicialmente tratadas como uma curiosidade folclórica, mas com o passar do tempo cativaram a sociedade e a partir de 1950 conseguiram um lugar ao sol. Essa agremiação, embora exista em diversas regiões do Brasil e até fora dele, é originária e mais conhecida no Rio, é uma verdadeira vitrine do carnaval brasileiro. Todas elas se apresentam na forma de cortejo, ao som de um samba-enredo, invariavelmente seus componentes podem chegar a milhares.
          No decorrer dos anos foram muitos os temas e os homenageados, de músicos a eventos históricos, de ícones de nossa arte a figuras importantes que foram esquecidas mas ressuscitadas por esses carnavalescosos que sempre procuraram inovar e surpreender a cada um dos súditos. Não é à toa que o Sambódromo vibra como um ser vivo, com um corpo cujas células são milhares de indivíduos torcendo e se emocionando com sua escola preferida. 
          É na concentração que tem início o desfile que encanta e empolga o público, é na avenida que o trabalho feito durante meses por toda uma comunidade se mostra e se ilumina. Cada um dos participantes desse grande momento, mesmo que não esteja fisicamente na avendia, está presente nos adereços, nas fantasias, nos pequenos ajustes, no suor derramado dentro dos barracões, e é essa entrega de corpo e alma que faz a diferença, arrepia e leva às lágrimas esses homens e mulheres da comunidade.
          Em todas as apresentações, ano após ano, a festa é a mesma, a emoção e a alegria tomam conta dos integrantes e do público, cada samba-enredo já ensaiado, decorado e em completa sintonia com as batidas do coração ecoa forte em um espetáculo à parte tão bem traduzido por Chico Buarque em Olê, olá: "É um samba tão imenso que eu às vezes penso, que o próprio tempo vai parar pra ouvir...".
          Mas como em todas competições há apenas um primeiro lugar, mas no coração do folião sua Escola é a melhor e não adianta o que dizem os julgadores, o que dizem os jornais, principalmente quando a diferença de pontuação é miníma, seria maravilhoso se houvesse vários primeiros lugares...
         Eu não estava torcendo por nenhuma Escola mas fiquei muito feliz com o resultado, a Unidos da Tijuca homenageou  Luiz Gonzaga no ano do seu centenário, com isso Pernambuco foi homenageado e está em festa, achei "arretado", rsrsrs. A conquista mostrou o quanto a música, desde que seja realmente MÚSICA, pode misturar os ritmos e se tornar um marco, o samba-enredo da Unidos trouxe o forró, dois ritmos tão genuinamente brasileiros juntos consagrando uma Escola de Samba, só mesmo a criatividade e irreverência do nosso povo pra conseguir essas superações!
         

        Uma das muitas músicas de Gonzaga, A Vida do Viajante diz, "Minha vida é andar por esse país, pra ver se um dia descanso feliz...", tenho certeza de que o Rei do Baião está imensamente feliz com essa homenagem!
         Meu Alexandre, Léia, Gloria (seja muito bem vinda!!) e Cesar, obrigada pelo carinho e incentivo, os comentários me dão força!
         A todos um ótimo retorno à vida normal e um abraço!!!!

6 comentários:

  1. Esse aspecto didático do carnaval, que leva cultura ás diversas comunidades envolvidas, é um motivo de orgulho pra todo brasileiro. A vida normal, de fato, começa agora, por isso, desejo muita sorte e força na correria diária pra ti também, Nadja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que eu penso Cesar, não brinco carnaval mas me atai o que ele tem de histórico e o laço criado com cada comunidade envolvida. Um abraço.

      Excluir
  2. Não há como negar que o Carnaval é uma das maiores festas populares em nosso país, manifestada das mais diversas maneiras em cada canto do país devido às influencias de tantas nações que aqui fizeram sua história. Confesso que os desfiles no Rio de Janeiro, entretanto, já não me atraem tanto como antes, pois acho que ali se juntaram outros interesses, que não apenas a manifestação popular. Apesar disso, não resisto e sempre dou uma olhadinha nos desfiles e sempre me surpreendo com uma escola ou outra, seja pela riqueza dos carros alegóricos, com as baterias fantásticas e sua harmonia ou com a alegria contagiante dos integrantes, coisa que não mudou com o tempo.Esse ano não pude assistir a nenhum dos desfiles, mas fiquei muito contente em saber que a escola campeã rendeu homenagem a esse grande e inesquecível artista popular que foi Luiz Gonzaga.
    Nadja, adorei passear contigo pelas ruas do Recife, entre os bonecos de Olinda,dançar o frevo, assistir o Maracatu e acabar no Sambódromo, sambando com a Unidos da Tijuca.
    Só tu mesmo para nos proporcionar esse prazer. Muito obrigada!
    Um beijo enorme, querida!

    ResponderExcluir
  3. Nadja é sempre um prazer passar pelo seu Blog coberto de culturas no qual precisamos resgatar e o carnaval é uma delas, mesmo que tenha pessoas que não gosta e respeito a opnião. Mas isso faz parte do nosso Brasil e tem que ser abordado. Parabéns pela iniciativa.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nadja, eu nunca tive a oportunidade de ir ao Rio e assistir ao carnaval de lá bem de pertinho. Acho que deve ser uma emoção maravilhosa, indescritível. Lembro de quando eu ia ‘pular o carnaval’ nos clubes aqui da minha cidade – às vezes, ia sem vontade, só mesmo para acompanhar as amigas, mas, ao pisar no clube e ouvir as batidas da música, todo aquele encantamento tomava conta de mim! Lembro-me que sempre saia de lá energizada, feliz. Imagina, então, estar na Sapucaí e ver todo aquele mundo de fantasias tão de pertinho, ouvir o som das baterias tão perfeitas!!! Nossa, deve ser de tirar o fôlego e nos inundar de luz e alegria!
    Contudo, sou absolutamente contra com a proposta que tem sido oferecida nos carnavais na atualidade. Olha, quem me conhece sabe que eu não sou moralista. Ao contrário, sou contra preconceitos de todas as formas, mas de outro lado, sou completamente a favor do respeito ao próximo.
    O que ocorre é que há um entendimento de que nudez seja fantasia – eu discordo. Eu acho que o corpo feminino ou masculino pode sim ser muito bonito, mas não deve ser exibido, da forma como tem sido, na televisão e nas avenidas. Eu acho estranho o fato de que se uma mulher sair à rua de topless, será presa por atentado ao pudor. Contudo, se estiver no carnaval, na Sapucaí, então basta passar uma tinta dourada e isso é visto como fantasia, sendo permitido. E a ‘globeleza’ que entra em nossas casas de forma inevitável! Sabe, é possível fazer um lindo carnaval estando realmente fantasiada e não pelada. Veja pessoas como a Ana Hickmann e Luiza Brunet que sempre desfilam lindíssimas, sem se apresentarem peladas.
    Sinceramente, não gostaria de assistir a um desfile do Rio, seja em casa ou mesmo na Sapucaí, ao lado de uma criança, não me sentiria a vontade com tamanha exposição do corpo humano.
    Eu acho isso um absurdo completo! Sambar é lindo e as mulheres e homens de lá fazem isso de forma magistral! Mas o samba está nos pés, não na bunda. Em minha opinião, querem se apropriar da proposta que o carnaval traz, de sonhos e fantasias, para transformá-lo em um bordel legalizado (a mesma dança erótica exibida em bordéis é executada nas avenidas). Então, na época do carnaval, não só é permitido como tb considerado “lindo” desfilar pelada/o. E quanto mais desnudo está a personagem, maior televisionada será e maior fama terá – é quase como um ingresso para a playboy. Acho isso nojento e uma pena!
    Novamente, deixo claro que quem me conhece sabe muito bem que não sou moralista. Ao contrário, adoro tiradas picantes, mas acho absurdo achar que a nudez tem que ser exibida a todos, indistintamente. Acho que está faltando respeito ao telespectador e às pessoas que desejam assistir ao desfile na Sapucaí. Penso que, novamente, há certa inversão de valores. Uma pena.
    Amo carnaval, mas a idéia vem sendo maculada de forma muito vil.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.