Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Chico Buarque do Brasil

       Há exatamente 68 anos, em 19 de junho de 1944, nascia o maior representante da Música Popular Brasileira, Chico Buarque de Hollanda, o quarto dos sete filhos do historiador e sociólogo Sérgio Buarque e da pianista amadora Maria Amélia Cesario Alvim.
       Apaixonou-se ainda na adolescência por música, futebol e literatura, seu gosto musical ia desde Noel Rosa e Ataulfo Alves até Elvis Presley e The Platters, mas foi ouvindo João Gilberto cantando Chega de Saudade que sua relação com a música foi alterada definitivamente, na época seu sonho era "cantar como João Gilberto, fazer música como Tom Jobim e letra como Vinícius de Moraes", um sonho bastante despretensioso, rsrsrs.


       Seu primeiro compacto, de 1965, era composto por Pedro Pedreiro e Sonho de Um Carnaval, sendo essa última sua primeira música a participar de um festival, a canção, defendida por Geraldo Vandré, não se classificou, mas apresentou ao público aquele que viria a ser um dos nomes mais emblemáticos do difícil período político vivido pelo Brasil. É quase impossível falar de Chico sem falar de História. Em 1966 venceu então o II Festival de Música Popular Brasileira com a música "A Banda", em 1967 viria a ficar em 3º lugar com "Roda Viva", música dele, que foi interpretada por ele e pela MPB4 (quem ainda não assistiu "Uma Noite em 67" assista, é maravilhoso), entre um e outro Festival participava de passeatas contra o Regime Militar; em 1968 voltou a vencer, dessa vez com a música "Sabiá" no III Festival Internacional da Canção.

Chico e MPB4 interpretando Roda Viva

        Musicou peças de teatro e filmes, como "A Ópera do Malandro", "Bye, Bye Brasil", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Eu Te Amo", "Quando o Carnaval Chegar" e "Morte e Vida Severina", João Cabral de Melo Neto após ver os versos musicados disse que o poema era muito mais do Chico do que dele. Seus livros também são destaque: Estorvo, Benjamim, Budapeste e Leite Derramado.
       Esteve desde a adolescência engajado nas causas populares e democráticas, possuidor de uma ideologia e valores admiráveis. Um socialista declarado e um dos maiores nomes na crítica política e da luta pela democratização do País, como já falei antes em outro post, Chico foi o cantor mais vigiado e censurado pelo regime militar, tendo sua obra sofrido perseguição em todas as áreas, afinal era o Brasil que tinha como slogan: "Ame-o ou Deixe-o!" e com nosso compositor não foi diferente, ficou exilado de 1969 a 1970, sendo perseguido mesmo depois de sua volta ao País.


        Seu retorno ao Brasil foi marcado por muito "barulho",organizado por recomendação do Poetinha, muita gente o esperando no aeroporto, manifestações de amigos, depoimentos à imprensa. Lançou seu quarto LP e com ele a música que se tornou um hino de resistência à ditadura "Apesar de Você" (Uma das mais perfeitas!) sua sutileza poética e irônica foram tão marcantes que grande parte do público e a própria censura não perceberam nem entenderam as metáforas. O disco vendeu mais de 100 mil cópias, um feito inédito, e depois disso a canção foi censurada, os discos foram retirados das lojas e a fábrica fechada. Não havia dúvida, para o público o "Você" da música era o General Emilio Garrastazu Médici, em cujo governo foram cometidas as maiores atrocidades contra os opositores do regime. Um gênio como compositor, a excelência de Chico era tão rara, principalmente no cenário brasileiro dos anos entre 1960 e 1970, que suas letras não apenas elevaram a qualidade lírica de nossas canções como também fizeram com que o ouvido de um público mais atento reconhecesse imediatamente uma nova música sua. Segundo Millor Fernandes Chico era a única unanimidade brasileira!


         Artista que aparece pouco na mídia, tímido, continua o mesmo homem criativo, inteligente e simples, que não se deixou impressionar pela fama nem mudar seu ritmo de vida. Ele ressuscitou a modinha, o chorinho, a seresta, e além disso enalteceu o samba e a marchinha, ele não se liga a modismos musicais, canta pra todas as idades, várias gerações, ele tem um fiel caso de amor com seu público, quem amava Chico há 30, há 40 anos provavelmente o ama ainda hoje, mesmo apesar de sua voz "chinfrin" como ele a denomina, não há como não se encantar com os versos cantados por ele. De todas as áreas dominadas por ele, a que mais me impressiona e que demonstra sua genialidade é a Música, por mais que tente não consigo eleger UMA música preferida, a que mais toca o coração, pra mim todas são especiais, seja as que falam de questões sociais, políticas, amizade ou romance, falando em romance Chico soube como nenhum outro cantar a alma feminina, soube traduzir em suas letras a paixão do ponto de vista de uma mulher, músicas como "O Meu Amor", "Atrás da Porta" ou "Com Açucar e Com Afeto" demonstram bem esse fato.


          Encontrei essa "declaração" do cineasta Ruy Guerra e achei perfeita para traduzir Chico Buarque: "Parceiro de euforias e desventuras, amigo de todos os segundos, generosidade sistemática, silêncios eloquentes, humor afiado, serenas firmezas, traquinas, as notas nas polpas dos dedos, o verbo vadiando na ponta da língua - tudo à flor do coração, em carne viva...Chico Buarque não existe, é uma ficção. Inventado porque necessário, vital, sem o qual o Brasil seria mais pobre, estaria mais vazio, sem tijolo, sem desenho, sem construção."

         Por tudo que foi dito e pelo muito que faltou admiro o Cantor, Compositor, Escritor, Dramaturgo e o Homem, Chico consegue manter sua dignidade, convicções, seu respeito pelo povo, pelo público e pelo Brasil, não há melhor representante do nosso País, dentro ou fora dele. Parabéns Chico Buarque do Brasil.
        Minhas queridas Roseli, Leia, Sandra e Gloria, muito obrigada pelos comentários no post de aniversário do Blog, também espero que muitos outros possam acontecer.
        Uma semana de realizações e bênçãos!!!!

6 comentários:

  1. Belíssima homenagem Nadja, o post está maravilhoso, do jeito que eu sabia que iria estar. Ainda mais com a música O meu guri, que eu adoro! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nadja, adoro o Chico Buarque! Ele sempre me encantou com a sua voz melodiosa, sua interpretação sentimental, suas letras magníficas e seu jeitinho simples tão gostoso!
    Amiga, e o que são esses enormes olhos azuis?!! Será um pedacinho do céu?!! Hahaha... Meu avô tinha os olhos assim, então é sempre maravilhoso relembrar o céu nesses olhos!
    Recordo-me de Pedro Pedreiro quando era muito novinha, nossa, foi um dos raríssimos discos que o meu pai comprou, havia um mix de músicas que continha, tb, “a banda” na interpretação da inesquecível Nara Leão! Como eu tanto ouvia “a banda” – até hoje eu sei a letra!!!
    Não li, ainda, algum de seus livros, mas devem ser muito bons, já que talento para escrever ele tem demais.
    O Chico, como muitos artistas, viveram numa época em que se expressar verdadeiramente era muito perigoso, para sobreviver por aqui era necessário sepultar as ideologias pessoais e se deixar manipular pelos ‘poderosos’. Contudo, o Chico foi um dos que quiseram atravessar para o outro lado, ele tinha em si o fogo necessário para se alcançar a paz e, por isso, teve que se exilar – pois foi reconhecido como um dos que poderiam ‘contaminar’ a população com suas idéias diferentes.
    Gosto tb de ‘apesar de vc’ – e, como vc bem mencionou, a metáfora foi o meio utilizado por esses grandes pensadores para continuarem exprimindo os seus ideais, ainda que de forma assim velada.
    Ai, Nadja, quer matar essa sua amiga aqui?!! ‘eu te amo’ – me amolece as pernas!!! Aliás, os vídeos que vc posta sempre me encantam muito. Esqueci-me de comentar os que vc adicionou no post anterior, acabei escrevendo tanto que me esqueci... hehehe... Mas eu adorei, magníficos!
    Acho perfeito o jeito tímido dele, isso o emoldura numa certa aura de mistério e de simplicidade. Notadamente, as coisas simples da vida são as mais perfeitas, sem dúvida alguma. O que é melhor do que olhar o céu, sentir o sol arder na pele, ver o mar, ter as ondas tocando a nossa pele, deixar o vento emaranhar os cabelos, se maravilhar com a beleza das flores e o carinho dos animais, ouvir uma música que nos faz recordar momentos preciosos e almejar alcançar sonhos que, às vezes, se mostram tão distantes? Não há algo melhor – e tudo isso nos é ofertado tão gratuitamente, mas, por vezes, nos perdermos no esfriamento trazido pelas vicissitudes do cotidiano, o que é uma pena!
    O Chico tem essa simplicidade tão maravilhosa! Acho que isso é um dos motivos de seu sucesso tb! Os artistas deviam se espelhar nessa visão do Chico, pois atualmente as coisas estão um tanto complicadas. O tema agora é que é importante ter uma notinha na mídia, pouco importando se ela traz algo positivo ou negativo do artista, o que importa é aparecer o seu nome. Fico petrificada com esse entendimento, pois algumas virtudes fundamentais estão tornando-se obsoletas, como simplicidade, bondade, honra, respeito, amizade.
    O Chico, certamente tem os seus enormes defeitos como todos nós, mas certamente sempre procurou demonstrar atitudes coerentes e honradas diante da vida, jamais abandonando a sua característica simplicidade. Isso me encanta demais!
    Nadja, querida, amei comentar sobre o Chico, ele é espetacular. Sinto que a nova geração tem certo preconceito com alguns artistas mais antigos, mas seria muito bom se todos pudessem, ao menos, experimentar ouvir alguma de suas composições, só traria enriquecimento às pessoas.
    Beijinhos e ótimo domingo a ti e aos teus!

    ResponderExcluir
  3. Ual o que falar dessa referência Chico Buarque as palavras até fogem por ter poucas á denominar. Mas uma coisa é fato nossos agradeçimentos por tê-lo na música e o melhor brasileiro quanto orgulho meu Deus dessas obras divinas. Adorei os vídeos me fez viajar no tempo, que delicia.

    Agora tenho que puxar sua orelha querida Nadja, sei que o dia-a-dia é corrido mas anda muito sumida desse cantinho, assim fico sem os dedos de anciedade porque as unhas já se foram... kkk Não demore tanto pra postar please!

    Beijões e fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Nadja!
    Com um certo atraso, finalmente vim para me deleitar com esse post delicioso sobre o espetacular Chico Buarque de Holanda. Enquanto lia, ouvia as músicas emocionantes dos vídeos que colocastes para enfeitar o post.Como sempre, conseguiste com as tuas palavras puxar minhas memórias lá do fundo do baú (põe fundo nisso...rsrsrs) e me levar ao dia em que A Banda ganhou o Festival.Desde então o Chico entrou para a minha galeria de compositores preferidos, ao lado do Milton Nascimento e do Caetano Veloso. Sua sensibilidade ao mostrar a alma feminina em suas músicas é comovente. "O Meu Amor" é uma das minha prediletas, entre centenas de outras. Suas peças musicais não tem igual. Amo a Ópera do Malandro e Cambaio (não resisti e citei uma das músicas dessa peça num de meus livros).Ele faz parte daquela geração de gigantes que, mesmo com uma brutal repressão, mantiveram a cabeça erguida e, através de suas músicas, levaram sua opinião contra o regime com qualidade e orgulho. Graças a Deus eles sobreviveram à ignorância e retornaram ao nosso país para continuar nos presenteando com sua composições que sempre tocam fundo no coração.
    Apesar dos meus problemas recentes, tb notei que andas sem postar há algum tempo e espero que seja só devido a problemas corriqueiros do dia a dia. Não preciso dizer o quanto foi importante o teu apoio naquelas minhas semanas difíceis. Qualquer coisa que precisares, conta com essa tua amiga.
    Volta logo, para que a gente possa se emocionar, se arrepiar e trazer a memória de dias felizes ao presente.
    Muitos beijos, "com açúcar e com afeto"!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Achei essa postagem enquanto procurava conteúdos relacionados ao Chico. Muito interessante!
    Abraços,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zuza!
      Seja bem vindo e fico feliz que tenhas gostado do post. Amo o Chico Buarque!

      Excluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.