Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 8 de setembro de 2013

Olinda em ritmo de MIMO.

       2 de setembro de 2004. Nessa data tinha início em Olinda, Pernambuco, a MIMO - Mostra Internacional de Música em Olinda.
       Hoje, em seu 10º aniversário, ela já transpôs os limites territoriais olindenses, chegando a Paraty e Ouro Preto, valorizando as cidades históricas brasileiras.
       Os idealizadores queriam transformar as igrejas do período colonial em palcos, e dessa forma foi feito. Conseguiram aliar a beleza barroca e clássica das igrejas a uma música eclética, onde o jazz, o erudito, o clássico, o new age e a world music têm seu espaço garantido.
        Porém, o resultado obtido no decorrer desses dez anos foi surpreendente, a MIMO se tornou o maior festival de música instrumental gratuita do Brasil, pessoas de todas as idades e tribos aportam nos locais de apresentação dos concertos e mostras de cinema (Sim, MIMO não é apenas música!).


        Olinda carece de atenção em várias áreas. Assim como em quase todas as outras cidades brasileiras, temos sofrido com o descaso e falta de respeito de políticos inescrupulosos. No entanto, no que se refere à arte e à consequente riqueza de estilos, estamos cada vez mais investindo nesse aspecto tão essencial da vida.
        A própria cidade é uma obra de arte a céu aberto e a criação e crescimento da MIMO tem encantado e trazido mais luz, brilho e alegria ainda à nossa rica cultura. Um exemplo desse encantamento é a atmosfera de festa que envolve cada morador e turista que aqui estava por esses dias. 
       Os ingressos gratuitos para os concertos estavam disponíveis na biblioteca, mas mesmo quem não os pegou não tinha o que temer, pois enquanto as igrejas limitavam o número de assistentes determinado por seu espaço físico, foram colocados telões nos pátios externos, em meio às palmeias imperiais, ah e aí o povo se supera, cadeiras e sarongues espalhados pelo gramado foram e são (a MIMO termina hoje.) o acompanhamento perfeito para o colorido dos ritmos das apresentações.
       Quem pensa que Olinda é apenas carnaval está redondamente enganado, claro que no período de Momo ela se torna ainda mais brilhante e colorida, mas a arte, em todas as suas facetas, faz parte da vida do olindense. Suas ladeiras e o Sítio Histórico são as testemunhas permanentes dos seresteiros, cantores, artesãos e pintores. O casamento da cidade com a arte está dando cada vez mais certo e a MIMO é mais uma demonstração desse sucesso.
        Cassinha querida, brigadíssima pelo comentário no post sobre a arte italiana!!
        Beijos e uma excelente semana!!!!
        

3 comentários:

  1. Nadja, adorei o post. Pernambuco tem eventos espetaculares e que não são muito conhecidos por não serem tão divulgados, e você está dando uma bela contribuição nessa divulgação e sem falar que você descreveu o evento de forma brilhante. Beijos e Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amiga linda do meu coração,depois de um bom tempo sem notebook voltei para dizer que um dia se Deus quiser ainda vou conhecer essa cidade linda,histórica e cheia de cultura.Linda e esclarecedora postagem,viajei nas suas palavras.
    Beijo grande <3

    ResponderExcluir
  3. Ai Nadja só aumentou minha vontade de conhecer esse lugar, quantas coisas maravilhosas temos no nosso país é muito orgulho. Como dizem e reforço é por essas e outras que Deus é brasileiro, conceder tanta preciosidade num lugar só.

    Parabéns pelo post, queridona.

    Beijãoo

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.