Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Músicas que tocam a Alma

        Eu simplesmente AMO música, queria poder vive-la 24 horas por dia, e pra cada uma dessas horas com certeza o repertório seria bem diferente. Sinto uma grande frustração por não saber tocar nenhum instrumento. Sempre digo a mim mesma – Próximo ano vou aprender a tocar violino, e entra ano, sai ano e nada de começar. Essa é a vida real!
       Pra mim a música é mágica, ela tem cor, tem nuances que variam dos tons mais puros aos mais confusos, ela tem cheiro – para algumas pessoas essa mistura de sentidos é apenas uma figura de linguagem, ‘Sinestesia’, pra mim é a magia da música - e principalmente: ela é viva! Quem já não teve uma música que marcou um momento especial de sua vida? Que traz lembranças boas ou tristes, que faz lembrar a infância, um amor, um cheiro? Chamam a essas ligações de Programação Neurolinguística, nome bastante pomposo, mas que tira seu glamour. A música é muito mais do que isso, é ela que dá sentido aos nossos momentos. Quem já não fechou os olhos e se imaginou viajando no tempo ou no espaço ao ouvir uma canção? Quem não tem uma música preferida?
       Adoro cinema, mas como seriam os filmes se não fosse a trilha sonora? Mesmo nos tempos do cinema mudo a música estava lá, presente, dando graça, leveza e emoção àquele início da Sétima Arte. O filme O Garoto, do gênio Charles Chaplin, é um maravilhoso exemplo do poder da música. O somatório da genialidade, interpretação e a música tocada quando tiram o menino do Carlitos, tornam aquela uma das cenas mais emocionantes do filme. Sobre a função da música no cinema, o celebrado compositor Bernard Herrmann certa vez disse: “A música na tela pode ir ao encontro e intensificar a psiquê do personagem. Ela pode investir uma cena com terror, grandiosidade, alegria ou miséria. Ela frequentemente eleva mero diálogo à estatura de poesia. É o elo de comunicação entre a cena e a platéia, alcançando e envolvendo esses elementos em única experiência". Concordo plenamente com ele, a alma do filme é a música, ela consegue imprimir cenas na nossa memória. 


       Na postagem anterior citei a trilha sonora de O Fantasma da Ópera, mas quantos outros filmes ficaram marcados em nossa memória e coração não só pelo ator, pela fotografia, mas principalmente pela música. O Musical Hair, de 1979, é um desses exemplos, as músicas compostas para o filme são de uma beleza impressionante, elas vão crescendo e parecem explodir como fogos de artifício...


       Já a trilha sonora de um 3º filme "Em algum Lugar do Passado", de 1980, não possui a explosão de Hair, nem a grandiosidade da Orquestra de O Garoto, mas nem por isso  é menos bela, ao contrário, a sensibilidade e a melodia de Somewhere in Time parece aconchegar o coração e afagá-lo, se ao ouvi-la estivermos com os olhos fechados parece que ao abri-los alguma surpresa maravilhosa estará diante de nós, como aquele lugar que a gente encontra apenas nos sonhos. Então nossos sonhos estão por aí, em forma de música, de poesia, de arte e como disse o gênio : "Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem você continuará vivendo, mas terá deixado de existir." Charles Chaplin. Beijos!

8 comentários:

  1. Nadja! Agora me arrepiei com o teu post. ADOREI!
    Quando falaste do filme Em Algum Lugar do Passado, aí então... A música tema dele é tudo isso mesmo.LINDO!!
    Nem pensar em desistir deste cantinho.
    A propósito, o problema com os Seguidores parece ser geral, pois o meu está sem aparecer e já vi o mesmo problema em outros blogs. Melhor aguardar e ver se melhora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Rô, você como sempre um amor!
    Não sabes o quanto teus comentários estão me incentivando, até já passei o endereço do blog pra 5 amigas!!
    Estou adorando escrever sobre as músicas e filmes que amo, se depender de temas musicais vou ter muito o que postar, rsrsrs.
    Estou seguindo teus conselhos amiga, brigadinha por tudo, espero realmente não´precisar desistir.
    Beijossss!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Brigadinha Luiz Fernando! Um cheiroo pra você e pra Léia e aproveitem o dia de amanhã!!!

    ResponderExcluir
  4. Nadja obrigado pelo carinho...
    De está divulgando meu blog...

    Ahh! Pode deixar que vamos aproveitar sim o dia de amanha...!

    Beijos e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  5. Oieee!

    Nadja to beje listrada que aconchego gostoso seu Blog viu.

    Parabéns conte sempre comigo!

    * * *Beijiskiss Ótimo Dia Dos Namorados* * *

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga!
    Lindo o seu blog!!!
    Eu AMO música, eu realmente me transporto para um lugar especial. Quando posso, passo o dia inteiro ouvindo música ou cantando - literalmente.
    Filmes musicais então... divinos!
    Quando era adolescente, ia com frequência ao cinema, mas depois deixei de ir, acaba não dando tempo.
    Eu adorei Hair, não esqueço, as músicas realmente retrataram tudo o que se queria dizer, de forma magnífica. O Fantasma de Ópera então... amo!!! As músicas contém uma poesia sem igual, um filme muito lindo mesmo.
    Duas coisas que eu amo: música e poesia. E concordo plenamente com Khalil Gibran:
    "Como a poesia, a música retrata os estados da alma e as ondulações do coração, e concretiza os pensamentos invisíveis, e descreve o que há de mais belo nos desejos e sensações do corpo"
    Parabéns pelo blog tão acolhedor!!!
    ♥Beijinhos♥

    ResponderExcluir
  7. Lucy, então temos muito em comum, eu AMO música e também me transporto pra outro lugar, se eu pudesse trabalharia com algo ligado a ela, acho realmente que ela nos liga com um Plano Superior, claro que a boa música, não essas coisas que fazem hoje em dia.
    Você lembra que há uns meses eu estava desesperada pra saber quem cantava uma música que estava num e-mail? você me disse o nome da música, ela é uma das mais belas canções que ja ouvi. Qualquer dia vou colocá-la no mp4 que fica lá em cima na tela.
    Fico feliz por você ter gostado do blog, sinta-se em casa!
    Beijossss!!!!

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.