Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 2 de outubro de 2011

Rock in Rio - Um sonho que virou realidade!

          São mais de 26 anos de sonhos e história desde o dia em que as primeiras notas foram tocadas na edição nº 1 do maior Festival musical do mundo, que dizia: "Que a vida começasse agora, que o mundo fosse nosso de vez..."  
           Em 1985 nascia, na Cidade Maravilhosa, o Rock in Rio, o projeto que se tornou o maior evento musical do mundo. E agora, em 2011, se deu a sua 10ª edição, sendo a quarta vez que o espetáculo acontece no Rio de Janeiro. Mais duas outras edições do Rock in Rio no Brasil já estão confirmadas, o Rock in Rio 5 acontecerá em 2013 e o Rock in Rio 6 em 2015. O Festival já aconteceu 4 vezes em Portugal e duas na Espanha.


           A 1ª edição aconteceu de 11 a 20 de janeiro de 1985, no local que ficou conhecido como "Cidade do Rock" e foi o equivalente, em número de pessoas, a cinco Festivais de Woodstock. Foi a primeira vez que o público nacional teve a oportunidade de ver de perto os grandes ídolos do rock e do pop internacionais, já que essas estrelas da música não costumavam visitar a América do Sul. Fizeram parte dessa primeira edição grupos como AC/DC, Iron Maiden, Scorpions, Yes e, claro, Queen, no tocante aos grupos nacionais tivemos Paralamas do Sucesso, Blitz e Barão Vermelho, que tocou no dia 15 e foi a única banda nacional desse dia que não foi vaiada, pelo contrário, conseguiu aplausos dos metaleiros que esperavam AC/DC e Scorpions. Nesse dia a Ditadura Militar acabava no Brasil e Frejat e Cazuza entravam pra história cantando "Pro Dia Nascer Feliz".


          No período entre 18 e 27 de janeiro de 1991, no Maracanã, aconteceu o Rock in Rio II, alguns dos artistas e bandas que participaram desse evento foram INXS, Guns N' Roses (a banda mais aguardada do evento, porém...), A-Ha (...eles conseguiram o maior público com 198.000 pessoas!) Faith No More, Information Society, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial e Sepultura, também tocaram Prince, Joe Cocker, Jimmy Cliff, Santana, Billy Idol (alguém sabe dele?), George Michael, Paulo Ricardo e Lobão.


         No Rock in Rio III, de 12 a 21 de janeiro de 2001, na nova Cidade do Rock, se apresentaram Sting, Oasis, Guns N' Roses, Iron Maiden, Neil Young, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, R.E.M.,Cassia Eller, Barão Vermelho, Sepultura, mas também Sandy e Junior e Daniela Mercury (!?!?!?). Claro que nem tudo se desenvolve da maneira que todos gostariam e sei que é bem difícil a realização de um evento totalmente voltado ao tema para o qual é destinado, e ainda por cima o Brasil é o país mais diversificado musicalmente, mas é muita apelação! Não é de se admirar que esse seja um dos menos conhecidos Rock in Rio!!!


           E hoje estamos a poucos instantes do final da 4ª edição desse mega evento. Depois de 7 dias de muita música, emoção, lágrimas, aplausos e, algumas poucas, vaias. O evento foi dividido em quatro grandes palcos: Palco Mundo, Palco Sunset, Eletrônica e Rockstreet. O palco onde se apresentaram os nomes mais famosos e esperados foi o Mundo, nele estiveram Elton John, Red Hot Chili Peppers, Metalica, Stevie Wonder, Jamiroquai, Maná, Maroon 5, Coldplay, Paralamas do Sucesso, Titãs, Capital Inicial, Legião Urbana (estranho falar em Legião sem Renato...), Jota Quest, Frejat, Skank e alguns outros que poderiam ter se apresentados nos outros palcos.
          Esse decididamente foi um festival com várias homenagens, na abertura Milton Nascimento cantou "Love Of My Life" relembrando Fred Mercury em 1985, adorooo o Milton mas acho que outro deveria ter tido essa honra; no dia 29 foi a Legião Urbana a ser homenageada, ficou lindo, mas a voz do Renato é insubstituível; ontem, penúltimo dia do evento, a banda inglesa Coldplay fez uma pequena, mas emocionante homenagem a Amy Winehouse, cantando o refrão de "Rehab" antes de iniciar "Fix You", também cantou um trecho de "Mas Que Nada" de Jorge Ben Jor, ainda deu tempo para Chris Martin escrever o nome RIO na lateral do Palco Mundo. Esse sexto dia foi o mais concorrido, Frejat abriu a noite com sucessos de seus três discos solo; para o Skank essa foi uma noite "antológica"; Maná conquistou os fãs com a música "Vivir Sin Aire", cantada do início ao fim pela platéia; Maroon 5, com o vocalista Adam Levine, fez a alegria do público feminino e a Coldplay enfeitiçou o público, era a mais esperada da noite, após o show ela teve um índice de 51% dos votos de uma enquete. Hoje é o último dia do show e certamente muitas serão as histórias contadas e cantadas pelas milhares de pessoas que o assistiram e também pelos músicos que fizeram parte de mais esse momento histórico. Para quem foi e amou restam a sensação maravilhosa que fica depois de assistir um show maravilhoso, o gostinho de quero mais e a expectativa do próximo, para quem não foi mas queria muito ter ido, bem, 2013 é daqui a pouco....


          Não posso deixar de agradecer a meu querido Alexandre e a minha amiga Rose Lira pela grande ajuda e aos amigos e amigas que me visitam deixando seus recados e comentários sempre carinhosos!
          Uma maravilhosa semana a todos e beijosss!!!


5 comentários:

  1. Amei... lindo seu blog, tudo de bom. Me transmitiu uma paz muito boa, bjs♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida! Finalmente resolvi meu problema com a postagem de comentários e vim te visitar. Que vontade de participar de um Rock in Rio. Desse último consegui ver uma parte do show do Coldplay, que eu amo de paixão. Acho a voz do Chris Martin maravilhosa (não sei porque, mas quando eu ouço ele, lembro de um certo escocês).
    Adorei os vídeos! Não sabia que o Milton tinha cantado Love of My Life, e não consigo imaginar, mas concordo contigo que não deve ter sido uma boa escolha, apesar de eu ser a maior fã dele.
    Obrigada por relembrar todas essas celebrações da música mundial e nacional feitas no Rio. Nem parece que se passou tanto tempo...
    Muitos beijos, Nadja!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nadja!
    Acho o rock in rio um grande evento.
    Não concordo que bandas ou cantores de outras categorias musicais façam parte dele, acho um tanto esquisito. Veja, o pop tudo bem, até porque no Brasil há poucos grupos de puro rock ou heavy metal, mas essa coisa de axé, sertanejo e afins não dá para misturar.
    São públicos completamente diferentes, acho que é o mesmo do que tampar o nariz da criança para ela engolir um remédio ruim, ou seja, uó.
    Se eles querem fazer uma mistureba sem fim, então o título do evento deveria ser ‘Music in Rio’.
    Enfim, eu não sou radical, procuro ter a mente aberta a qualquer tipo de música, desde que a letra seja boa e a melodia também.
    Infelizmente, estou em reforma em casa, um auê danado, então não deu para assistir muita coisa. Vi alguns shows pela TV, gostei, por exemplo, do Metallica, mas fiquei muito decepcionada com a Tarja Turunen cantando como convidada do Angra a nossa tão querida música ‘Fantasma da Ópera’. Eu adoro a Tarja, mas sinceramente ela não estava inspirada, não sei se houve problema de retorno, mas ela deixou muito a desejar. E o Angra foi absolutamente horrível.
    Mas, como em tudo, há sempre momentos chatinhos e outros memoráveis. ♥Beijinhos♥

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Rock in Rio existe palavra pra traduzir?! certamente não e as quais existem foram muito bem colocadas no post e nos comentários. Só tenha á concluir a sede de está presente desse evento um dia, pois se pela Tv já estremesse imagina ao vivo e a cores.

    Viva o Rock in Rio sempre!!!

    Beijãooo

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.