Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tom Jobim, o Maestro Soberano!


           No dia 8 de dezembro de 1994 perdemos o maior expoente da música brasileira de todos os tempos, um dos criadores da Bossa Nova, uma unanimidade entre críticos e público, o compositor, arranjador, violinista, pianista e cantor, o Maestro Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nosso Tom Jobim.
           Ele foi um dos responsáveis pela admiração com que nossa música foi recebida no cenário internacional, ele estava em Nova York junto com João Gilberto, na histórica noite de 21 de novembro de 1962, quando mais de três mil pessoas lotaram o Carnegie Hall para conhecer, adorar e aplaudir a Bossa Nova.

           Tom começou sua carreira musical como pianista em 1950, em bares e boates de Copacabana, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, datam dessa época suas primeiras composições. Num dia abençoado de 1956 ele foi oficialmente apresentado a Vinícius (nosso Poetinha), que procurava um compositor e arranjador para musicar seus poemas, começava ali uma das mais perfeitas duplas musicais que já existiu.


         Tom Jobim é o compositor, sozinho ou em parceria,com maior número de trabalhos aplaudidos e reinterpretados. Ao lado de diveros soutros compositores compôs e cantou canções que se tornaram "hinos nacionais", como Eu Sei Que Vou Te Amar, Garota de Ipanema, Desafinado, Sabiá, Águas de Março, Água de Beber, Só Tinha de Ser Com Você, Luiza, Corcovado, Retrato em Branco e Preto, Ela é Carioca, Samba do Avião, Anos Dourados, Samba de Uma Nota Só e tantas outras que já fazem parte do insconsciente coletivo. E suas parcerias musicais com outros monstros da música, mostraram de forma ainda maior a genialidade desse homem que tanto nos presenteou. Entre esses amigos e grandes parceiros estão Vinícius (com quem ele compôs cercade 50 músicas), Chico Buarque, Newtom Mendonça, Dolores Duran, Frank Sinatra, Elis Regina, Miúcha, Edu Lobo, João Gilberto, Dorival e toda a família Caymmi.

Letra de "Luiza" manuscrita por Tom, no link http://www2.uol.com.br/tomjobim/fotosmanuscritos_dentro.htm?imagem=74&total=100

          A rua Nascimento Silva, 107 (você ensinado pra Elizete as canções de canção do amor demais. Lembra que tempo feliz, ah! que saudade...- Carta ao Tom) onde ele morou entre os anos de 1953 e 1962 foi a fonte de onde saíram verdadeiros clássicos, foi de lá que "Garota de Ipanema" saiu para ser conhecida no mundo, foi lá que foram criadas as composições para a Peça "Orfeu da Conceição", foi lá que ele e Vinícius, segundo o próprio Poetinha, ensinaram Elizete cardoso a cantar as canções do histórico álbum Canção do Amor Demais, de 1958, o ano que, segundo o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos trouxe tanta coisa boa pra nosso povo que não devia ter terminado"
         As canções Desafinado, que foi destaque em Nova York e se tornou o símbolo da Bossa Nova  e Samba de Uma Nota Só foram a resposta do Tom, em parceria com Newton mendonça, aos críticos que acusavam João Gilberto de desafinado, antimusical e outras coisitas mais, assim são as letras: Desafinado - "Se você insiste em classificar,
Meu comportamento de antimusical,
Eu mesmo mentindo devo argumentar,
Que isso é Bossa Nova, isso é muito natural....". Já em Samba de Uma Nota Só, Tom debochou dos que diziam que o novo gênero não tinha variação musical.
"Eis aqui este sambinha
Feito numa nota só
Outras notas vão entrar
Mas a base é uma só
.......
Tanta gente existe por aí que fala tanto
E não diz nada ou quase nada...". Ele deu o recado.
        Além de ser esse músico completo, Tom também era um amante da natureza, ele reconhecia os nomes do pássaros pelo seu canto, usando suas palavras: "A gente cata um galhinho daqui, uma folhinha ali, uma semente, um papagaio e vai armando essas coisas até que elas viram Águas de Março, Boto, Matita Perê. Sem mata, ar e bicho não há música." Em 1995 o IBAMA fez uma homenagem ao Tom, criou o Espaço Antonio Carlos Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que era um de seus lugares mais inpiradores.

  
        Esse grande artista contribuiu em muito para a divulgação da música brasileira lá fora, até hoje suas músicas são admiradas e relembradas como fonte de inspiração e de saudade. Esse homem que homenageou tantas mulheres, fez uma das mais belas homenagens em  "Garota de Ipanema", uma das músicas mais tocadas até hoje. Essa composição ganhou uma nova versão da Diana Krall com o nome de "The Boy Of Ipanema" e diversas outras composições estão presente em filmes, nos fazendo lembrar sempre que a trajetória de uma pessoa é marcada por suas belas obras e atos. Então como diz o Chico em "Paratodos" : Meu Maestro Soberano foi Antonio Brasileiro. Foi Antonio Brasileiro quem soprou essa toada, que cobri de redondilhas, pra seguir minha jornada..."




         Apesar da música, ao Maestro a saudade!

6 comentários:

  1. Delícia de post.... e as músicas... ai ai ai.... só suspirando... AMEIIIII! Belíssima homenagem!!!! <3

    ResponderExcluir
  2. O Tom realmente é uma dessas almas que vêm ao nosso planeta para nos transmitir luz com a beleza de suas músicas!
    Confesso que ‘Eu sei que vou te amar’ e ‘Luíza’ são as minhas favoritas, em qualquer época ou lugar, adoro ouvi-las.
    E Garota de Ipanema ficou mesmo eternizada no tempo e no espaço!
    O Tom, como grande poeta e músico que sempre foi, não se conteve, o que foi ótimo para nós que podemos encontrar em suas músicas várias demonstrações de sabedoria e sensibilidade. E tudo isso ainda se ratifica ao tomarmos conhecimento de sua ligação mágica com a natureza e os animais. Numa época em que há tanta violência e falsos valores, relembrar toda essa energia tão boa dele é realmente é uma benção!
    Muito bonita essa homenagem do IBAMA. Num país como o nosso, em que os grandes mestres são esquecidos com muita facilidade, é importante deixar espaços marcados que nos façam relembrar o nosso querido Tom Jobim. Ele merece todos os tributos que puderem lhe ser feitos, uma vez que nos enriqueceu muito com todo o legado que nos deixou.
    Mais uma belíssima homenagem, Nadja! Lá do céu, ao lado dos Anjinhos, o Tom está sorrindo ao ler as tuas doces palavras, certamente... ♡
    ♥Beijinhos♥

    ResponderExcluir
  3. Nadja, linda a sua homenagem e, ainda bem que tem você para não passar em branco tantos anos de saudade...
    A música do Tom tinha o tom certo... Quem nunca sonhou em ser a sua Luiza, aquela em que ele se rendia ao dizer: "Eu sou apenas um pobre amador apaixonado um aprendiz do teu amor"; E em Anos Dourados quando ele fala de uma relação que acabou, mas ainda há uma história muito forte entre os dois, e ele diz: "É desconcertante rever o grande amor". O Tom conseguia descrever de forma simples algo tão complexo como quando ele traduz a felicidade: "A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar voa tão leve, mas tem a vida breve precisa que haja vento sem parar." Que lindo!!! Quem mais poderia nos deixar um legado como este? Por isso amiga, nós não o perdemos, tivemos sim a honra de ter nascido no mesmo país e poder ter sido contemporâneas dele. E, temos a responsabilidade de apresentar suas poesias para as gerações que não tiveram o mesmo privilégio nosso. Antônio Carlos Jobim, através de sua obra, é eterno.
    E, lá do mundo espiritual, onde ele se encontra, acho que ele diria: "Breve é o dia, breve é a vida de breves flores na despedida". E breve é a despedida, pois um dia, estaremos conhecendo suas novas composições, afinal acredito que em 17 anos, muitas coisas novas já surgiram.

    ResponderExcluir
  4. Cassinha, Lucy e Ana!!!!
    Cassinha querida, as músicas dele são lindas mesmo! Beijo amiga!

    Lucy, o Tom tinha o dom, sabia fazer música como ninguém. Não sei qual de suas músicas eu prefiro, na verdade acho que nem tenho uma preferida, adoro tantas, "Eu Sei Que Vou Te Amar" e "Luiza" estão entre elas. Visse o manuscrito com a letra da música? Amei essa foto, tinha que compartilhar com voês. Também amei a homenagem que o IBAMA fez, mais do que merecida. Beijos amiga linda!!!!

    Oi Ana!!!!
    O Tom sabia bem como expressar sentimentos, as combinações que ele nos deixou são verdadeiras jóias, não tem como não se emocionar escutando suas músicas. Fiquei tão em dúvida na hora de colocar os vídeos, queria ter colocado uns 10, mas não deu, rsrsrs, e sempre haveria alguma música injustiçada que eu iria esquecer. Realmente muita coisa nova já deve ter surgido em 17 anos amiga, e como você mesma disse "E aquela música que eu ainda queira ouvir?"! Beijooo irmã do meu coração!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tom Jobim foi um dos maiores gênios musicais brasileiros. Deixou um mundo de canções maravilhosas e inesquecíveis, que até hoje nos encantam; nos fazem sonhar. Adorei relembrar todos esses clássicos do Antônio Brasileiro. Ele, Vinícius e João Gilberto foram os pilares da nossa música popular, que levaram o Brasil aos ouvidos estrangeiros.
    As músicas desse homem embalaram minha vida e continuam me fazendo sonhar cada vez que as ouço.
    Um grande e carinhoso beijo, minha amiga, por me fazer sonhar de novo!

    ResponderExcluir
  6. Ual como mexe lá no fundinho relembrar grandes pessoas é como revirar um baú no qual não quer mais parar, apesar de se questionar a sua ausência, logo vem aquele respirar bem fundo de agradecimento em ter suas obras vivinhas e reconheçidas nos quatro cantos. O que falar de Tom! ñ existe palavras, apenas ouça suas músicas, leiam suas poesias que entenderá uma pitadinha desse grande talento. Salve nosso Tom Jobim.

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.