Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 18 de março de 2012

Il Divo

           Lembro bem da primeira vez que os ouvi cantar, fiquei completamente impressionada com a beleza e a grandiosidade dessas 4 vozes, assisti o mesmo vídeo várias vezes pra ter certeza de que o que estava sendo tocado era realmente tão perfeito. O tempo passou mas a minha admiração só cresceu, cada vez que escuto um CD ou vejo um show fico encantada, eles possuem talento nato e uma incrível harmonia no palco, é relaxante e emocionante vê-los e ouvi-los cantando regravações de músicas com novas roupagens e transformadas em óperas.


           A idéia para a criação do grupo nasceu em 2001 e após dois anos à procura das vozes perfeitas nascia o Il Divo, em dezembro de 2003. O grupo é composto por quatro cantores e todos eles possuem uma voz completamente musical, foi a união perfeita, a graça e a entonação angelical de Urs, a força de Carlos, a formação vocal de David e a delicada e emocionante beleza da voz de Sebastian.


           Urs, que é suíço, teve sua formação musical iniciada aos 5 anos, aprendeu a tocar violino, clarinete, piano, guitarra e bateria. Sua carreira musical começou aos 15 anos, cantando em uma banda cover, aos 17 era vocalista em um grupo heavy metal, ao mesmo tempo já havia começado na música liríca, mudou-se para Amsterdã e começou a cantar no coro da Ópera holandesa. Usando suas próprias palavras: "Eu amo cantar sobre um palco. A emoção de cantar me arrepia de baixo acima a espinha. Sinto a música, sou apaixonado por isso. Naquele instante é tudo que preciso. Há algumas canções como "Caruso", que quando estou lá só penso 'Oh, Deus, isto é tão maravilhoso'....não preciso da coisa toda da fama; é o processo de fazer a música que satisfaz uma necessidade profunda em mim."

Urs Bühler - Tenor

           Carlos, nascido na Alemanha mas criado em Madrid, começou sua carreira musical gravando seu primeiro álbum aos 8 anos de idade, o disco A Litlle Caruso continha músicas como O Sole Mio e Granada, aos 10 aos gravou seu segundo álbum, ficou conhecido como Carlos, o pequeno Caruso. Desde então ganhou vários premios e uma importante reputação musical, participou de musicais, filmes e diversas óperas sendo aclamado como barítono. "Acho que posso dizer que tive uma vida encantada. Desde a infância, um êxito seguido de outro. Mas isto não sigifica que nunca experimentei a infelicidade, a humilhação ou a mágoa.... aprendi o caminho difícil da perda e do sofrimento. Aquelas mágoas, entretanto, tem um outro lado. Muitas árias e canções são sobre amor não correspondido, dor e perda, e as minhas mágoas pessoais certamente afetaram como eu as canto."

 Carlos Marin - Barítono

           David, o único não europeu do grupo, percebeu desde a infancia que tinha um grande talento: a voz. Graduou-se no Oberlin Conservatory of Music, em Ohio. Dentre os 4 David possui a mais completa formação liríca, reconhecidamente seu melhor trabalho antes do Il Divo foi na Broadway, na Ópera de Puccini La Boheme, no papel de Rodolfo. 

David Miller - Tenor

          Sebastian, francês, é um músico autodidata, com talento evidente para a música desde a infância, aprendeu piano aos 8, guitarra aos 13 e aos 15 já estava compondo. Compôs canções para diversos cantores franceses, mas só aos 27 gravou seu primeiro álbum. É o único do grupo que não possui formação clássica, sendo sua voz classificada como popular. Sua canção "Si Tu Savais" foi classificada em primeiro lugar nas paradas da música pop francesa. Li essa entrevista dele e fiquei mais impressionada ainda com sua determinação: “Naquela época (na infância) as pessoas sempre me diziam que eu não tinha futuro, que era um aluno ruim e que nunca viria a ser nada na vida. Surpreendentemente, essas críticas não me desanimaram, pelo contrário, fizeram com que eu ficasse determinado a provar o contrário. Mais tarde, percebi que não enxergava o suficiente para ser piloto de uma companhia grande como a Air France. Fiquei chateado, mas a experiência me fez refletir. Está bem, pensei, é sonhar muito alto. Mas eu tenho uma paixão ainda maior em minha vida: a música! E se eu trabalhar essa paixão com afinco tudo vai dar certo. Na verdade trabalhava com tanto afinco que me tomava o tempo todo, tanto que, às vezes, esquecia até de comer; a música tornou-se meu alimento, minha energia. Eu sentava, de olhos fechados, sonhando com nada além de música, por horas e horas."

Sebastian Izambard - Vox Populi

           Esse é o Il Divo, nome bastante apropriado, o apelo fisíco é evidente, mas nem por isso a verdadeira causa de tanto sucesso se torna menor: A voz, essa é a  essência do grupo, é por esse dom que os 4 estão unidos e formam uma maravilhosa unidade, trazendo tanta emoção e encantamento a quem os escuta. Seu primeiro CD, Il Divo, de 2004 vendeu em menos de 1 ano, mais de 5 milhões de cópias, ultrapassando a marca de cantores bem mais conhecidos e se tornando um multiplatino. O sucesso do grupo foi tão grande que até 2010 eles já haviam vendido mais de 25 milhões de cópias. Para marcar o impacto que eles tiveram mundialmente no uniiverso da música clássica fez-se necessário criar um premio de honra que reconhecesse essa proeza, assim nasceu o "Artista da Década", com o qual eles foram homenageados no Classic Brit, no Royal Albert Hall, em Londres, em 12 de maio de 2011.
          Desde que os conheci comecei uma busca insana por CD's e DVD's do grupo, os quais, pasmem, não estavam à venda no Recife, esse fato me deixou atônita!!! precisei esperar que a Livraria trouxesse meus pedidos. Hoje, assim como antes, me emociona escutar suas vozes e a total harmonia de seus talentos. A interpretação e sensibilidade observadas em cada canção, a quase veneração que eles dedicam à música que cantam me fazem perceber que ainda existem muitas coisas belas na Terra, com músicas assim estamos mais próximo do angelical. Il Divo pra mim é como magia, dá pra fechar os olhos e sentir toda a beleza e graça contidas nas notas e com um pouco de esforço podemos até ver cores e formas passando em frente a nossos olhos. Sensações assim só podem ser despertadas pelo que há de melhor, é como um livro maravilhoso, um filme que deixa uma marca na nossa alma, pra mim eles são os melhores no que fazem.
         São tantos os vídeos disponíveis e todos tão lindos, fiquei tentada a colocar todos aqui, mas infelizmente precisei escolher entre eles.





         Luiz Fernando e Glória, muito obrigada amigos pela visita e comentários no post passado. 
         Uma maravilhosa semana, com encantamento e beleza.
         Beijos!!!

4 comentários:

  1. Amei Nadja, que vozes maravilhosas!
    E que rostos maravilhosos, são mesmo Divos....
    procurei outros videos no youtube, tantas músicas lindas, algumas eu conheci muito tempo atrás, outras sei que conheço mas não sei de onde, como você disse também não me canso de ouvir.
    Lindo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou boca aberta e lamentando que o pc do meu trabalho não tem caixa de som para me desfrutar desse quarteto fantástico. Estou na sede em ouví-los fato que só vou conseguir em casa, lamento apenas uma coisa a mídia não ter divulgado tanto como faz no quisito Funk. Mas graças a você tomei conheçimento desse grupo no qual espero gostar tanto quanto gostei do seu post sobre eles.

    Super beijo querida!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, e que talento hein, amiga! Vc descreveu com precisão o sentimento que nos percorre quando estamos ouvindo músicas deles: encantamento!
    Acho que eles são um grupo bem diferenciado no cenário musical. Possuem uma harmonia realmente espetacular.
    Gosto de ouvi-los, eles transmitem todo esse amor que sentem pela música, nos passam boas energias.
    Fico feliz que vc tenha feito esse post, pois oferece a chance de incentivar a curiosidade daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-los.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nadja, minha amiga! Agora me deixaste arrepiada e suspirosa. Esse grupo é divino. Lembrei do meu Kyle Sinclair. Ele poderia estar cantando no Il Divo...rsrsrs
    Eles são fantásticos! É óbvio que há um grande uso da imagem por parte deles, que são muito belos, mas a qualidade musical se sobrepõe a isso com toda a certeza.Já os conhecia, mas não sabia de todos os detalhes que agora sei, graças a ti. Mais um post de ouro!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.