Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 6 de maio de 2012

Rosane Fantin X Nora Roberts

          Depois de mais de 1 mês sem postar nada (por pura falta de tempo), escolhi para o post de hoje um dos temas que mais amo: LIVROS!!! Assim como me deleitar escutando música e escrever sobre o que gosto, também amo ler! 
         Ultimamente tenho lido pouco por prazer (também por pura falta de tempo), mas nesses breves instantes nos quais me permito sonhar e viajar nas páginas de um livro, realmente me transporto para aquele tempo e aquele lugar. Escritores de todas as épocas tem conseguido nos transportar além da imaginação e criar mundos realmente fantásticos, onde o improvável e o maravilhoso são uma constante.
        O cinema tem transformado livros maravilhosos em imagens e movimento, mas a meu ver sempre deixa algo a desejar, nem poderia ser de outra forma, afinal a Sétima Arte precisa transpor para a tela 200, 300 páginas em apenas 2 horas de filme.
       Algo que me entristece profundamente é ver uma Livraria sendo fechada, e aqui no Brasil infelizmente isso acontece muito, ainda lembro quando a "Livro 7", aqui no Recife, fechou suas portas, deu uma dor, eu ficava me perguntando como era possível que uma livraria daquele porte falisse, como era possível que não houvesse clientes suficientes? Outro fato triste de que me lembro bem foi o encerramento de "O Círculo do Livro", minha mãe costumava pedir livros nessa editora, que entregava pelos correios, eram lindos, de capa dura, corte dourado, uma pena...
       Mas existem verdadeiros heróis e heroínas que, apesar de todas as dificuldades do mercado literário brasileiro e a completa falta de incentivo por parte do Governo, acreditam no seu sonho e conseguem publicar seus livros, de forma independente, arcando com todos os custos (afinal só existe um Paulo Coelho). Vejo que o que diferencia os grandes autores internacionais dos nacionais são as facilidades em publicar, a divulgação, os preços acessíveis e a própria cultura do povo que desde a infância é incentivado à leitura, infelizmente nenhum desses aspectos é caraterístico do Brasil. Escritoras como Nora Roberts e J. R. Ward já venderam milhões de exemplares, seus livros são realmente muito bons, sou fã de carteirinha, mas será que se elas fossem brasileiras teriam conseguido todo esse séquito de fãs?
       Aí está a grande diferença entre as já citadas escritoras e a nossa querida Rosane Fantin, ser brasileira. Seus livros "Um Amor no Deserto", "Erik", "Na Rede do Pescador" e o mais recente "O Corsário Apaixonado", são excelentes, são romances que emocionam, envolvem e nos fazem sofrer, sorrir e amar com os personagens, a Rosane escreve de forma sutil e criativa, trazendo parte da História para as páginas, como no caso de "Erik" que se passa em 1872 e "O Corsário Apaixonado" em fins do século XVI, é impossível não se apaixonar por esses livros, e não digo isso por tê-la como amiga, muito querida por sinal, mas por toda a emoção e dignidade que ela coloca em seus romances. Um exemplo desse fato está no livro "Erik", que eu amoooo. No livro, Rosane transforma e recria o personagem, ele recebe a dignidade que merece, o carinho e o reconhecimento que lhe foram negados no filme, costumo dizer que sempre que assisto "The Phantom Of The Opera" recorro ao livro da Rô para deixar de sentir a tristeza e, a meu ver, a injustiça, que o filme trazem, apesar de simplesmente ser apaixonada pelo filme.
       Esses são os quatro livros da Rosane, estão aí ao lado com a sinopse e os respectivos links para compra.

Booktrailer de "O Corsário Apaixonado"
         Em seu blog (http://romancesaovento.blogspot.com.br/), ela sempre nos brinda com um novo romance, sempre lindo, postado em capítulos, mas é uma agonia ter que esperar pela próxima semana pra saber a continução, rsrsrs. Bom mesmo (pra não dizer o contrário!) é quando ela passa 10, 15 dias sem postar, deve ser jogo de marketing (brincadeirinha amiga!!), sei bem o quanto a vida, às vezes, é complicada.

        Uma pessoa gentil, generosa e amiga, assim é Rosane Fantin, que tive o prazer de conhecer por meio das redes sociais, mais especificamente por causa de um ídolo em comum. Sou tua fã querida e te desejo sucesso, felicidade, paz e a realização de tuas metas de vida! 
        Sandra, Ana, Gloria, Cesar e as maratonistas Léia, Lucy e Rosane, muiiiito obrigada pelos comentários no post passado, li, reli e amei cada um!!!!
        Beijos e uma semana  recheada de conhecimentos!

7 comentários:

  1. Maratonista kkkkkkkkkkkkkkkkk Ai, amiga, só se for à leitura dos posts em atraso mesmo, pois em relação a exercícios físicos eu fico devendo... kkkkkkkkkkk
    Adorei o teu tema, Nadja!!! Realmente, a leitura é algo tão prazeroso e extremamente importante para desenvolvermos uma boa escrita e até mesmo para nos comunicarmos melhor.
    Eu acho que está faltando certa técnica dos professores para incentivarem os alunos a descobrir o deleite que é ler um bom livro. Eu sei que caberia aos pais a responsabilidade de iniciar os filhos nas boas coisas da vida, mas o que sempre ocorre é que eles transferem essa responsabilidade aos professores. Eu falo por experiência, pois me lembro da minha época em que os professores tão somente nos obrigavam a ler os livros em casa, através da exigência das provas. Isso não é o modo certo de se estimular. Acho que os professores deveriam começar a leitura na sala de aula, dando ênfase nas frases como se estivessem fazendo um teste para teatro, ou seja, da forma como nós, que gostamos de ler, lemos as palavras em nosso pensamento. Isso sim criaria uma experiência boa nos alunos, não como uma obrigação, mas como algo que os ajudaria a “viajar”, a se aventurarem em novas experiências.
    Eu me recordo que os primeiros livros que me obrigaram a ler, eu não gostei, foi uma péssima experiência para mim. Muito tempo depois, como eu os tinha em casa, eu os reli – e, para minha agradável surpresa, eu os adorei. Aí, fiquei pensando em qual seria o motivo da minha relutância de outrora – simples: acho que foi pura birra, mesmo que inconsciente. Acho que o fato da “obrigação”, de algo tão imposto, do murmurar dos outros dizendo que eram ruins, tudo isso me fez criar uma antipatia de antemão.
    Atualmente, eu amo ler! E como me ajudou a melhorar o modo de escrever e de falar!!!
    Nossos jovens se formam sem, ao menos, saberem escrever. Eu fico pasma com o jeito que nova geração usa a grafia: não usam acentos, as vírgulas e pontos são aleatórios, sem contar os erros grassos de português. E o pior é que os alunos ainda pensam que sabem escrever, eles nem reconhecem a sua própria incapacidade. Enfim, como a leitura de bons livros poderia ajudá-los!
    (continuação abaixo)

    ResponderExcluir
  2. (... continuando...)
    Esse nosso país é tão bonito, mas sempre foi tão pessimamente governado!!! Não há incentivo à edição de livros, pois a educação por aqui não é fator importante. Ser escritor no Brasil é algo árduo!
    Quando eu passo em frente a uma livraria, sempre brinco com a minha irmã, dizendo assim: dá-me uma cestinha que eu vou colocando os livros que eu quero levar aqui dentro... hehehe.
    Amei você trazer a baila o talento da nossa amiga e notável escritora Rosane Fantin! É um prazer inenarrável a leitura dos seus livros! O seu modo de escrever é elegante, sua criatividade é inesgotável, enfim, ela tem um talento nato tão maravilhoso que nos leva a “viajar” nas aventuras que narra, regadas a romances que nos envolvem e nos tiram o fôlego!

    E tem também outro lado que eu gosto muito nos livros desta espetacular escritora: o material usado nas folhas é clarinho e de ótimo nível, as letras são de bom tamanho e cor, as imagens são muito bonitas, então, tudo isso, ajuda muito o leitor a degustar tão belas obras. Eu recomendo com louvor os livros da Rosane Fantin, me trazem sempre um encantamento muito grande, me ajudam a recarregar as minhas energias para enfrentar o cotidiano!
    Sabe, lendo o teu post eu fiquei pensando: se os livros da Rosane fossem lidos em uma sala de aula, eu tenho certeza de que os alunos iriam ficar instigados a continuarem a leitura em casa, pois eles trazem histórias de personagens que muito se identificam conosco e com algumas pessoas que conhecemos. Sem contar que, com isso, estariam enriquecendo o seu vocabulário, ou seja, aprenderiam a escrever da forma mais fácil que existe.
    Adorei o teu post, amiga! Leitura é um assunto que eu adoro e falar da Rosane é uma honra muito grande para mim, o carinho e a admiração que tenho por ela, como mulher, amiga e escritora é extraordinário.
    PS: Adorei o teu recadinho no FB! Agradeço-te muito por me avisar!!! Recordei-me dos tempos do Orkut, em que as meninas nos avisam dos novos post, era tão bom!!!
    Mil e um beijinhos recheadinhos de carinhos e uma ótima semana para ti e tua família!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga linda,adorei o post sobre nossa Rosane,tive a honra de conhecer e compartilhar o mesmo quarto com ela quando estivemos no Rio de Janeiro,ela é tudo isso e muito mais,amiga,companheira,inteligente,meiga,sonhadora e transborda amor.Realmente é uma pena que nossos jovens não tenham ainda o gosto pelos bons livros,pela boa leitura,eu assinava o Clube do Livro para minhas filhas e até hoje elas cultivam essa prática LER.Obrigada pelo aviso,um beijo grande cheio de saudades e com votos de uma semana maravilhosa e abençoada <3

    ResponderExcluir
  4. Nadja! Tu queres me matar do coração, amiga? Estou me debulhando em lágrimas aqui com essa homenagem tão linda que fizeste para mim e mais as palavras da Lucy e da Roseli(a querida anônima acima). Cada vez mais eu penso que uma das poucas coisas que valem a pena nesta vida são as amizades verdadeiras como as que eu encontro em ti, nas duas moças aqui em cima e em todas minhas amigas, que vocês bem conhecem. A vocês devo o fato de continuar escrevendo e sonhando. Gente...Tanto carinho é de tirar o fôlego... Não tenho palavras para agradecer por essa surpresa maravilhosa e essa emoção que estou sentindo agora, pois qualquer palavra não seria suficiente para refletir o que sinto. Te amo, Nadja! Amo todas vocês, minhas amigas muito queridas!

    ResponderExcluir
  5. Bom eu infelizmente não tenho bagagem para falar sobre livros, pois minha família nunca se interessou e nem incentivou a leitura, eles diziam que o tempo que perdia lendo era o tempo de sobra para lavar uma louça ou qualquer afazeres de uma casa... kkk! Hoje aos poucos estou me habituando ao mundo da leitura. Somando essa "ignorância" e o que a Nadja disse da cultura em volta dos livros e a falta de incentivo são precárias no nosso país. Me lembro na escola nunca um professor fez ler um livro e entregar um resumo do mesmo. Se não partir da própria pessoa buscar esse conheçimento fica no vago. Hoje eu apoio e incentivo o livro seja de qual for o gênero o importante é navegar no mundo das palavras sem medo, sem culpa, absorvendo cada palavra. E se tratando das obras de Rosane Fantin é vício no ato impossível não se deliciar por suas escritas e me doí ver uma pessoa com todo esse potencial "escondida" pela falta de incentivo do nosso Brasil. Mas a peteca não pode cair a união faz a força e estamos aqui juntas na esperança de mais reconhecimentos!

    Mais uma maratona vencida uhull...kkk Super beijo querida.

    ResponderExcluir
  6. Nadja: adorei seu post! Realmente a Rosane é uma mulher muito talentosa e uma grande pessoa! Tb amo essa autora! kkk
    Bjão pra vc, querida!

    ResponderExcluir
  7. É triste a realidade da maioria dos escritores brasileiros, e as outras formas de arte também não estão em situação melhor...
    Adorei o post Nadja, também adorei conhecer um pouco da Rosane Fantin, os resumos dos livros são ótimos, deu vontade de ler todos, sou uma leitora compulsiva, principalmente de romances, no momento estou lendo um do Eduardo Spohr, A Batalha do apocalipse, já faz tempo mas ainda não consegui terminar, a leitura não flui, mas já percebi que com os da Rosane vai ser diferente, parecem romances empolgantes! Fui no blog dela e li o que ela está escrevendo, pelo menos o mais recente capítulo que ela postou, gostei muito.
    Beijos querida e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.