Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 9 de junho de 2013

O Gênio Antônio Nóbrega.

 Acredito que poucos brasileiros o conheçam (infelizmente!).


       Esse pernambucano, nascido no Recife é, para mim, um dos maiores ícones da cultura popular, o responsável pela redescoberta do valioso tesouro dançante e brincante brasileiros!
       Estudou com o violinista catalão Luís Soler e fez canto lírico, mas foi seu contato com a cultura popular que fez dele um fenômeno. Em 1971, ao receber um convite de Ariano Suassuna para participar do Quinteto Armorial, Nóbrega passou a manter contato com todas as expressões populares, os brincantes de caboclinho, de cavalo-marinho e vários outros, passando a pesquisar e se aprofundar cada vez mais nesse maravilhoso universo da raiz musical brasileira.
      Ele conseguiu dar à arte popular uma roupagem mais universal, que a retirou do pequeno e esquecido mundo do interior, tornando-a conhecida e admirada por todo o mundo. Nóbrega é um artista completo, canta, dança, toca bateria, rabeca, violino, violão, seu show é emocionante, nos catapulta e envolve naquele universo festivo e grandioso que ele sabe criar tão bem. 
      Percorreu quase todo o Brasil, estudando as manifestações populares, e a partir desse envolvimento começou a desenvolver um estilo próprio em artes cênicas, música e dança. Lisboa, Espanha, Paris, Canadá, Cuba, Russia, são alguns dos lugares onde esse músico se apresentou e para onde levou a nossa mais pura riqueza cultural.
      Em 1999 Nóbrega apresentou o espetáculo "Pernambouc" para a França; Em 2000 estreou em Lisboa "O Marco do Meio Dia", que também foi apresentado em Paris, Hannover e várias capitais brasileiras; Em 2003 lançou o DVD "Lunário Perpétuo", que foi eternizado em película e é simplesmente maravilhoso. Entre 2003 e 2005 esse espetáculo foi apresentado em Portugal, Cuba, Russia e França.


       Foi homenageado com a Comanda do Mérito Cultural, ganhou os prêmios "Shell", "APCA" e "Mambembe". O seu espetáculo "Naturalmente - Teoria e jogo de uma dança brasileira", apresentado em São Paulo, foi escolhido pela Folha de São Paulo como o melhor o melhor espetáculo de dança do ano de 2009, ganhando do prêmio "APCA" e eleito pela Revista Bravo como o melhor espetáculo de dança do país, na primeira década do século XXI.

Carrossel do Destino

        Adoraria estar errada quanto ao fato de que poucos brasileiros o conhecem, acredito que estudá-lo nos daria uma visão do quanto é rica nossa cultura, de como nossas raízes e tradições musicais nos tornam um povo com uma grande e bela diversidade cultural.
         Nóbrega procura nos mostrar um Brasil que pouco conhecemos e do qual, com certeza, sentiríamos muito orgulho!


Lunário Perpétuo

O Rei e o Palhaço

    Sandra e Xandinho, fiquei super emocionada com os comentários no post passado, sei que vocês são suspeitos para falar, mas aceito todos os elogios, rsrsrs.
          Beijos a todos e uma semana cheia de luz!

2 comentários:

  1. Nadjita eu estou no grupo dos infelizmente... sniff... Mas graças a você me deu o privilégio de conhecer mais um gênio da música. Assim como me fez apaixonar-me pelos tenores IL Divo. O que me deixa mais triste é pouca divulgação da própria mídia, pois nosso dia-a-dia é tão corrido que mal temos tempo de piscar e o pouco que conseguimos parar pra respirar só se vê e ouve o que a mídia quer graças ao povão que prestigia porcarias. E esses legados de qualidade fica em 300º plano. Mas a esperança é a última que morre.

    Adorei conheçer O Gênio Antônio Nóbrega!!

    Super beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito engraçado, pra não dizer "triste", logo eu, tão curiosa, não fui capaz de procurar saber de quem se tratava, quando você falava com tanto entusiasmo sobre este grande artista. E você ainda teve que ouvir de mim, tentando, em vão,esconder minha ignorância, "mas eu não sou pernambucana". Que vergonha, adorei Carrossel do Destino! E ELE, com certeza, iria adorar ler este post! Linda homenagem, Nadja, beijos. E um feliz dia dos namorados pra você e Xandinho.

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.