Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 26 de junho de 2011

O Presente da Música

            Observando as escrituras e mitologias de todos os povos, elas nos mostram que a música e as demais expressões de arte, foram trazidas aos homens, como eles acreditavam, pelos deuses. Na antiguidade, a música era considerada divina, tinha a finalidade de reverenciar um Ser Supremo e elevar a alma humana às alturas das esferas espirituais. Com o passar do tempo a arte, que antes era sagrada, saiu da limitação dos templos e foi absorvida pelas massas, mas passou a refletir todos os tipos de instintos, fossem bons ou não, anseios embrutecidos e a ambição pelo lucro e a fama.
         Hoje sabemos que a influência da música atua constantemente sobre nós, acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração; relaxando ou irritando os nervos (e algumas conseguem irritar bastante); influindo na pressão sanguínea e no ritmo da respiração, exercendo alterações sobre os processos intelectuais e mentais. A música também influi no caráter do indivíduo. Os diferentes tipos de música nos levam a adotar comportamentos mentais e emocionais específicos. Se essas emoções são boas, são o efeito dela e a harmonia que sentimos ao ouvi-la é, em si mesma, o retrato de quanto essa composição nos fala ao coração. Se não, o resultado é o aumento da irritação ou, pior ainda, de uma violência contida que explode por qualquer motivo. Mas claro que cada um de nós reage de forma diferente a cada música, não importa o quanto possamos ser parecidos ou amigos, com certeza uma música que me arrebata e emociona a outra pessoa vai parecer monótona e sem sentido.
        O Professor e Musicoterapeuta Hal A. Lingerman, autor de "As Energias Curativos da Música" (que pretendo ler em breve), diz que a música certa pode aumentar a vitalidade física, diminuir as tensões e despertar a criatividade do ser humano. Ele cita diversos compositores como Bach, Vivaldi, Chopin, Beethoven e Handel. Sempre fui fascinada pelo trabalho desses homens que marcaram e transcenderam sua época. Uma das obras mais belas e conhecidas do mundo foi composta por Handel em 1741. Por 3 semanas esse compositor ficou trancado em sua casa, em estado febril, sendo "presenteado" com "Messias", tendo declarado publicamente "ter visto a hoste dos anjos que o inundou com os sons iluminados pelo Cristo", ele ainda foi além dizendo que "mal conseguia mover a pena com rapidez suficiente para transmitir o que estava ouvindo". Seu médico ao ser chamado disse estar diante de um processo criativo fora do comum, uma obra digna do próprio Deus.
         Muitos são os exemplos de Músicas "recebidas" como presentes para a humanidade, e diversas são as formas pelas quais elas chegam, seja por inspiração, sonhos, revelação, como queiram chamar. Quantas pessoas estão por aí recebendo essa dádiva, mas pelo simples fato de não possuirem uma formação musical essas músicas nunca serão conhecidas. Decididamente não acho que sejam fruto de uma criação puramente humana, não que o ser humano não consiga criar melodias maravilhosas, mas não como essas, que nos fazem chorar de alegria como se tudo o mais perdesse o sentido naquele momento. O Oratório Messias é dividido em três  partes:
Parte I - apresenta a Profecia e o nascimento de Jesus;
Parte II é a paixão culminando no "Hallelujah Chorus" e
Parte III que traz o tema da Redenção. Aleluia é a mais conhecida, e pra mim, a que mais emociona, por isso foi o vídeo que escolhi pra esse post. Espero que gostem. Beijosss!!!



5 comentários:

  1. A força da música sobre nós é como uma mágica sem truques. Com ela milagres aconteçem, os brutos choram, e o mal padece.

    * * *Beijiskiss* * *

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo que as músicas boas, ou seja, a verdadeira música é mesmo transmitida pelo Altíssimo, pois ela nos proporciona emoções que nos tiram o fôlego.
    Essa que vc postou é fantástica. Eu vi que vc me enviou no orkut e te agradeço, eu amei! Ao ouvi-la, eu sinto uma espécie de tremor, fico em êxtase, não sei explicar, é algo realmente fantástico. Dá vontade de ter uma dessas vozes e cantar junto, bem alto. Dá-me uma sensação de prazer, de alegria que vem não sei de onde, mas que vem.
    A música na minha vida é fundamental, é como o ar para mim, é uma viagem para o meu interior ao mesmo tempo em que me leva a outra dimensão, muitíssimo melhor do que esta.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Com a música eu também escrevo os "poeminhas"
    Sempre bom escutar uma ótima musica...

    ótimo post...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Léia, Lucy e Luiz Fernando!!
    Brigadinha pelo carinho de vocês.

    Também me sinto assim em relação à música Lucy, ela é como o ar, é fundamental, o mundo seria muito sem graça se não fossem a melodias.

    "Poeminhas" Luiz Fernando? teus poemas são lindos!!

    Beijossss!!

    ResponderExcluir
  5. Na minha vida, atualmente, tão atribulada, a Música, notadamente a Clássica, tem sido um lenitivo para a cura dos males advindos desta correria. Sempre usei, intuitivamente, a Musicoterapia, mas depois do teu post não será mais tão intuitivamente assim. Continue a divulgar as coisas belas da vida, que são tão preciosas e acessíveis a todos, basta que se tenha ciência de sua existência. Bjus e Abraços Fraternos.

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.