Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 24 de julho de 2011

Amo Música Antiga!

           Claro que também amo as atuais, mas certas canções, feitas há décadas, ou melhor ainda, no século passado, são maravilhosas! Acho que todo mundo conhece grupos como The Platters e Beatles e cantores como Nat King Cole, Louis Armstrong,  Frank Sinatra, Elvis e, claro, Jackson 5 de onde saiu Michael Jackson, isso só pra citar alguns. 
           Os estilos musicais eram dos mais variados, rock, pop, baladas, black music. São músicas fortes e eternas. Sei que todos temos nossos diferentes gostos musicas, mas acho que certas canções independem de gostos, elas são universalmente perfeitas.  Passo horas escutando e continuo me impressionando com a qualidade dessas canções, algumas me fazem "lembrar" e ter saudade de um momento que não vivi, mas que é bem real; como posso ter saudade de um momento que não foi meu? Essas músicas conseguem fazer com que muitas pessoas se sintam exatamente assim, é a magia, o encantamento com que elas transformam a realidade, o tempo.
          Dos que mencionei um dos grupos mais antigos é The Platters, criado em 1953, eu simplesmente amo as suas composições, quando escuto me sinto transportada pra aquela época, é como mágica, é só fechar os olhos e viajar no tempo e no espaço. Só pra citar, alguns dos sucessos desse grupo são: "Only You", "My Prayer", "The Great Pretender", " The Magic Touch", "You’ll Never Know", todas lindas.
          Elvis Presley tinha um timbre de voz que o destacava dos outros músicos populares, ele foi avaliado como o melhor cantor popular do século XX, e não é exagero, basta ouvir uma canção dele hoje e a gente percebe como ele era melodioso, até falando parecia cantar. Além desse imenso talento ainda atuava e dançava. Quem assistiu Forrest Gump - O contador de histórias  viu quem o ensinou a dançar tão bem... Em Joshua Tree, um dos DVDs do U2 (Uma banda que não é tão antiga mas que também amo!) eles fazem uma visita a Graceland, acho emocionante essa visita, um grupo que é cada vez mais adorado pelo público também é fã do Rei do Rock. E qual a mais bela canção de Elvis? eu sinceramente não consigo escolher.


          Não tem como falar de Elvis e não falar dos Beatles, afinal eles dividiram uma época e os fãs. Foi o grupo musical mais bem sucedido comercialmente, tanto é que a popularidade deles foi batizada de Beatlemania. São tantas as canções desse grupo que até hoje estão fixas na lembrança, adoro "Twist and shout ", "Let it be", "Yesterday",  "Hey Jude", "Michelle", entre várias outras. Mas em 1970 "o sonho acabou".


         O que dizer do garoto e do homem Micheal Jackson? Aquele garotinho que cantava no Jackson 5 junto com os irmãos aos 11 anos de idade e era a estrela do grupo se tornou mais tarde um recorde de vendas, ele era cantor, compositor e dançarino e era perfeito em tudo que fazia. Dos seus 51 anos de vida, 40 foram de sucesso mundial e 41 de suas canções chegaram ao topo do sucesso. O King of  Pop criou uma cultura própria que conquistou milhões de pessoas ao longo de sua carreira e que até hoje está presente no cenário musical.
         São canções que tocam tão fundo, esses músicos deviam conhecer uma forma diferente de expor os pensamentos e tornar suas composições parte da essência do mundo, assim como o ar. Se não conheciam tiveram a inspiração necessária e conseguiram traduzir em palavras os mais sutis sons.
         Agora é hora de "viajar" com a música ...


         Uma maravilhosa semana a todos! Beijos!!!

6 comentários:

  1. Ai, Nadja!! Só tu mesma para fazer a gente dar uma paradinha, voltar ao passado e lembrar desses fenômenos musicais, nossos ídolos incríveis. Fui fã de pelo menos três deles. Até hoje me arrepio ouvindo o Elvis cantar MY Way. Vi o show dele, transmitido pela TV Tupi, do Havaí, em 1973. Lembro da emoção que a sua voz causava, além da sensualidade que ele exalava por todos os poros. Os Beatles fizeram parte da minha infância. Lembro como eu invejava um boneco do Paul que uma tia mantinha na estante de sua casa. Ele era o meu beatle preferido(provavelmente por ser o mais bonito deles...rsrsrs). Suas canções são inesquecíveis.Lembro como adorava ouvir a fita cassete que comprei com a trilha do Yelow Submarine(nossa... Nadja, olha só o que tu me fizeste lembrar e entregar a idade...hahaha). De tanto ouvir, ela arrebentou. Sobre o Michel Jackson... Ele foi a minha paixão adolescente e acompanhei toda a sua carreira, desde quando ele cantava com os irmãos no Jackson Five.
    Menina, que viagem maravilhosa esse post. Adorei!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga!!!
    Fico tão feliz quando consigo passar algo de bom, e é nesses cometários que percebo que tá valendo à pena insistir nessas "viagens" que deixaram de ser só minhas a partir do momento que comecei a postar aqui no blog.
    Eles foram mesmo fenômenos musicais, My Way também é uma das minhas favoritas, Elvis conseguiu passar tanto sentimento ao cantá-la; adoro o Paul cantando Hey Jude e também acho que ele era o Beatle mais bonito, rsrsr.
    Oh Rô, fita cassete ainda existia por volta de 1990, não foi nesse época que você comprou???
    Mas amooo The Platters, essa semana consegui encontrar um DVD de um show deles de 1960 (a imagem deve estar ótimaaa, rsrsrs), acho que vivi naquela época, só pode, sempre me emociono...
    Também estou me emocionando bastante com o Nigel, sofro de pensar em tudo que ele ainda vai passar, esse teu novo romance está maravilhoso!!!
    Adorei que você tenha adorado, muiiito grata por toda força e incentivo amiga!
    Beijosss!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, acabei de ler seu post, e estou deslumbrada com tantas maravilhas que você consegue ressucitar (literalmente). Elvis e Beatles são atemporais, mas Michael Jackson, mais contemporâneo, foi e é um fenômeno sem igual. Às vezes eu fico pensando: Como pode essas pessoas não perceberem o quanto são especiais, o quanto elas nos fizeram e ainda fazem sonhar (viajar) através de suas obras? E esses ídolos, tão cheios de conflitos, pois certamente, antes de tudo são humanos, acabam por sucumbir em seus problemas e vão embora tão "precocemente" nos deixando uma sensação de vazio e nos perguntando: porque ele(a) já deixou o palco? E aquela música que eu ainda queria ouvir? Grandes ídolos como Michael Jackson e Renato Russo, por exemplo, me deixaram com essa sensação. Enfim, já que não teremos deles nada mais inédito, temos então, que nos conformar com as imagens de arquivo para matar a saudade. Aliás, essa do Elvis que você colocou no post, está divina. Amei!

    ResponderExcluir
  4. Ana amiga!
    Uma boa música faz isso com a gente né? nos transporta e faz sonhar. Também tenho essa sensação de vazio, afinal se eles ainda estivessem aqui poderiam estar criando obras talvez mais belas do que as que deixaram. O Renato já partiu há 15 anos mas até hoje fecho os olhos e o vejo cantando, isso quando não o "encontro" nos sonhos.
    Mas ainda bem que sempre teremos seus Cds e vídeos que continuam a nos transportar no tempo e no espaço.
    Beijosss amiga!!!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era pequena, não se ouvia música na minha casa. Lembro-me uma época na escola em que a professora de música fez a classe cantar uma música de Milton Nascimento que estava na moda e, por isso, todo mundo sabia a letra. Contudo, eu não sabia, nem imaginava, então fiquei enrolando no meu cantinho, o que foi muito chato. Porém, acho que com uns treze anos eu ouvi e vi pela TV o David Bowie cantar e me encantei. Era o início da adolescência, havia muitos problemas em casa e, a minha rebeldia veio através do rock e, posteriormente, do heavy metal. Ficava no meu quarto e ouvia músicas bem alto, era uma loucura... mas muito bom. Daí por diante foi uma descoberta sem fim. Atualmente, ouço música sempre que posso, a música é como o ar para mim. Amo cantar, vivo cantando (literalmente).
    Mas estou nesse blábláblá para dizer que não acompanhei as músicas internacionais mais antigas, infelizmente. Beatles sim, acho que é o melhor de todos os tempos, um raro fenômeno musical. Era lindo tb ver Michael Jackson cantar, pois ele cantava pelos poros, com a alma.
    A boa música é atemporal - viaja no tempo para sempre nos emocionar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Caramba essas pessoas são sinonimo de talento, ternura, é a universidade da música.

    O que seria das músicas atuais sem o alicerse deles?!!

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.