Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Andrea Bocelli!

           Hoje, dia 6 de novembro, o grande tenor, compositor e produtor musical italiano, Andrea Bocelli estará se apresentando em Belo Horizonte, depois de literalmente encantar 60.000 pessoas no Central Park. Essas apresentações são parte de um projeto com o intuito de popularizar sua arte e levá-la a um maior número de pessoas.
            Bocelli nasceu em Lajático, em 22 de setembro de 1958, região da Toscana, que ele tanto ama, viveu sua infância numa fazenda, dá pra imaginá-lo crescendo e cantando Puccini por aqueles campos. Durante a infância ele se apaixonou pela música  e essa era a única coisa que o consolava após a perda da visão. Amado e admirado por outros tenores, como o próprio Pavarotti, Bocelli é bastante conhecido por misturar os repertórios erudito e popular, apresentando maravilhosamente bem cada um deles. Aprendeu piano, violão, harpa, saxofone, flauta, trompete e bateria, ou seja, é um músico completo, o lirismo corre por suas veias assim como o sangue. Cantou quatro óperas completas dentre elas duas de seu ídolo, La Bohéme e Tosca (de Giacomo Puccini), além de interpretar divinamente "Nessum Dorma" da Ópera Turandot.


          Aos doze anos teve início o que seria uma constante em sua vida, ele venceu uma competição musical em Viareggio, com a canção "O Sole Mio". Formou-se em Direito (assim como outro ídolo, rsrsrs), mas ainda bem que desistiu da carreira ou não teríamos essa voz maravilhosa que encanta e emociona. Em 1992 Andrea fez um teste para um dueto na canção "Miserere", Pavarotti ao ouvi-lo implorou ao astro do rock italiano Zucchero Fornaciari para gravar com Andrea ao invés dele próprio, apesar do pedido a música foi gravada com Pavarotti, mas Bocelli participou da gravação na turnê européia. Em 1994 Bocelli se apresentou no Festival de San Remo e, novamente, venceu com a canção "Il Mare Calmo Della Sera", o que o levou a ganhar seu primeiro disco de ouro. Indo além ganhou 5 BRIT Awards e 3 Grammys.

           Dois anos depois ele cantou com Sarah Brightman "Time To say Goodbay", canção que todos amamos, tenho a impressão de que foi nesse período que se iniciou o encantamento do Bocelli por ela, quem já os viu cantar juntos percebe a emoção e adoração que ele demonstra, as mãos nervosas e aquele sorrisinho de criança que ganhou um doce, é maravilhosa a apresentação deles no DVD Vivere - Live In Tuscany, e nessa apresentação, assim como em outras (Andrea Bocelli, a night in Tuscany), fica clara sua completa admiração por ela.
           Já tendo vendido cerca de 65 milhões de discos, sua versatilidade musical se mostra absoluta, ele é perfeito cantando tanto músicas populares como as Óperas e Arias, seu repertório atinge um número incomensurável de fãs, com gostos variando entre o lírico e o pop. Entre as canções populares mais conhecidas estão "Romanza", "Sogno", "Vivere", "Time To Say Goodbye", "Melodramma", "Canto Della Terra", "La Voce Del Silenzio", "A Te", "Con Te Parti Rò", já entre as Óperas estão "Nessum Dorma", "La Donna è Mobile", "O Sole Mio", "Caruso" e tantas outras.


           Bocelli ama sua terra e sobre ela diz ele: "Esta é a minha terra natal, este lugar, como eu, gosta de silêncio. E se quebro esse silêncio com minha voz é porque quero honrar estes lugares e o meu povo...A música é uma mensagem de amor." Por amar tanto o silêncio ele inaugurou em 2006 seu próprio anfiteatro e lhe deu o nome "Teatro do Silêncio", sendo também esse o termo que intitula sua autobiografia.


           Mas ele não só cantou e compôs, ele contribuiu com vários trabalhos escritos, como um texto sobre amizade, um capítulo de um livro sobre guarda conjunta e também escreveu sua biografia - La Musica Del Silenzio - de 1999.
           Sempre desejei assistir a um de seus shows, ao vivo, sonho com esse momento, e hoje ele vai estar aqui no Brasil e novamente não vou realizar meu sonho. Apenas ontem, quando a minha querida amiga Roseli postou no Face, fiquei sabendo da sua vinda ao Brasil, a tristeza que me atingiu foi imensa, não poder vê-lo e ouvi-lo ao vivo mesmo estando tão próximo... Tenho absoluta certeza de que essa apresentação vai ser um presente inesquecível para os que estiverem lá, uma verdadeira festa de sons. E na falta do sonho sempre podemos recorrer às imagens de DVD's e aos sons dos CD's, e por um instante imaginar que também estamos lá, acompanhado, apludindo e nos emocioando com esse homem tão simples e magnífico.


         Como é possível não se emocionar? Bocelli é, para mim, a mais bela voz que temos atualmente, ouvi-lo cantar é algo próximo do espiritual, do sonho...é fechar os olhos e se sentir nas nuvens. Sua missão é a de encantar a alma e tornar mais belo o mundo, mundo que ele não enxerga mas sente ao ouvir os sons da terra, das águas e dos pássaros, que são sua fonte de inspiração. 
         Fechem os olhos um instante e, assim como ele, apenas sintam a música.....  



3 comentários:

  1. Primeira!!!!
    Estou escrevendo esse comentário e me arrepiando com a voz belíssima do Bocelli. MARAVILHOSO!! Sou invadida por uma emoção que faz meu corpo relaxar e esquecer de tudo.Uma benção num final de domingo, quando as crianças já estão na cama e eu posso ter momentos de silêncioe tranquilidade, apenas preenchidos pela música e pela voz angelical de Andrea Bocelli. Mais uma vez, minha linda, tenho que te agradecer por esta dádiva. Só fiquei triste por saber que não vais poder realizar o teu sonho. Desejo de coração que esse momento ainda aconteça. Não vai ser dessa vez, mas tenho fé que ainda vais ter o teu encontro com esse cantor abençoado.
    MUITO OBRIGADA!!!!!
    Um grande beijo e todo o meu carinho, minha querida!

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo ñ posso deixar de concordar... ainda bem mesmo que essas feras abandonaram a carreira de Direito. Jamais teriamos o prazer de conhecê-los.

    Nosso Rouxinol Italiano de volta no Brasil, depois de Pavarotti, a vaga é toda dele sem pudor. Ouvi pela primeira vez cantando com a Sandy (Vivo Por Ela) maravilhosa canção que até hoje mexe com minhas estruturas, ressaltando que a volta dele teve novamente a participação dela na qual eu gosto muito desde Maria Chiquinha... kkk

    Voltando adorei muito o post Nadja se for falarmos pra valer sobre esse exemplo de ser humano um dia seria muito pouco, só tenho a lamentar também por não ter conseguido ir no show dele.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.