Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Parabéns aos Músicos!!

          Qual o conceito de Músico? Segundo o Dicionário Michaelis é aquele pertencente ou relativo à música, agradável ao ouvido, harmonioso, melodioso, aquele que exerce a arte da música. Ou seja, é aquela pessoa que, em caráter profissional ou amador, exerce alguma função no campo da música, seja tocando um instrumento, cantando, compondo, regendo ou escrevendo arranjos. Mas, além e acima do campo puramente conceitual, um músico é aquele que nos preenche a alma, nos enleva com suas notas ou sua voz, que consegue combinar o som e o silêncio de uma forma que ambos pareçam dançar com o tempo.
           Não há como se falar de músico sem falarmos da música, pois é ela que possibilita a esses grandes e maravilhosos profissionais a criação de trabalhos tão perfeitos, cada um no seu estilo, seja Rock, Pop, Música Erudita, Popular, Valsas, Tangos, Chorinhos, Sambas, Frevos, etc.


          Desde a Pré-História a música faz parte de nossas vidas, claro que sem a harmonia e melodia que passaram a integrá-la depois. Com o decorrer do tempo percebemos que os sons ambientes soavam bem aos ouvidos, o canto dos pássaros, o bater das ondas, o vento soprando, o som dos animais, e com essa percepção o homem se encantou com o SOM. Mas isso ainda não era arte. O primeiro dado documental de uma expressão artistica musical data de 300 anos antes de Cristo, são dois hinos gregos dedicados a Apolo e outros egípcios anotados em papiros.
           Dessa época até os nossos dias os músicos fazem parte da vida de cada um de nós. Seja em uma Festa, um Festival, na Igreja, na solidão, no romance, no carro, na rua, por onde passarmos, onde estivermos, a música está sempre ao nosso redor assim como o ar que respiramos (pra mim ela é o próprio ar!). Um exemplo dessa constante presença da música na nossa vida é quando ao assisitirmos um filme, de repente a música pára de tocar... antes até de percebermos conscientemente que a música parou, percebemos, no nosso subconsciente, a falta de algo que não identificamos imediatamente, então quando conseguimos processar mentalmente o que está faltando eis que é a música, sem ela nada tem graça.


          Aqui fica minha homenagem a todos esses artistas que maravilham e embelezam nossas vidas, seja Músico Profissional, Amador, de Conservatório, de Bandas, de Coral, de Fim de Semana, de Barzinho, Artistas de Rua que cantam e encantam mas ainda não tiveram a oportunidade de ser descobertos e reconhecidos e enquanto isso levam a vida que podem. O vídeo que postei é do filme "Apenas Uma Vez" (maravilhoso) e fala exatamente sobre esse sonho. 
           A vocês Músicos meu muito obrigada!!!!

         E claro, não podia deixar de comentar e agradecer a todas amigas carinhosas que visitaram o blog e prestigiaram o post sobre o Gerry, amei o comentário de cada uma de vocês!! Roseli, Rosane, Aline, Léia, Lucy, Carla, Cassia, Denise e Lisiane, beijosss!!!!
          


5 comentários:

  1. Realmente Nadja resumiu muito bem o sentido e o trajeto cotidiano da música em nossas vidas costumo classificar os elementos primordiais Água, Terra, Fogo, Ar e Música. Bendito seja o dia de sua descoberta.

    Ah! divinamente delicioso os slides do nosso Gerry sempre caprichando amiga.

    * * *Super Beijooo* * *

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem... escolheste bem o vídeo que postou, o filme é lindo!!! Musica é algo que está sempre presente em nossas vidas, seja onde for... no carro... nos filmes... nas novelas... é lá que sempre ouvimos e muitas vezes nos emocionamos! Até Gerry canta e encanta em seus filmes!! ;) Muito lindo seu post!! Beijosss querida com carinho!! <3

    ResponderExcluir
  3. Acho que o músico, o verdadeiro músico, tem uma grande chance de se tornar uma grande pessoa! É que um verdadeiro músico tem uma carga de emotividade enorme, uma sensibilidade sem tamanho.
    Antigamente, para se tornar um músico era muito difícil, pois não bastasse a escassez financeira que a profissão propiciava, ainda trazia em si uma reputação negativa. Entendia-se que quem era músico, na verdade, não queria trabalhar, só queria farrear.
    As pessoas, tão atreladas em seus mundinhos, não respeitavam o que não conseguiam entender.
    Graças aos céus, esse pensamento foi se transformando. Atualmente, ainda é uma pro-fissão bem difícil, o retorno financeiro é complicado. Contudo, as portas vão se abrindo e a mentalidade do povo mudando. Todavia, ainda há preconceitos, isso não se pode olvidar.
    Para os músicos que conseguem a fama, claro que só recebem os benefícios que a profissão traz, mas para os que ainda estão na luta, tocando em casas noturnas, o preconceito ainda pesa, infelizmente. E é a velha história que se repete: um filho diz ao pai que quer ser músico – o pai diz que isso não é profissão, que ele deve fazer uma faculdade X e, se quiser, como hobbie tocar quando tiver tempo. É triste, mas real. Eu sei disso.
    Amei a homenagem aos músicos, amo a música – ar lado do meu gatinho, é o ar que eu respiro e preciso para sobreviver.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Sou fãn de musíca gostei bastante adoro ver nosso gerry cantando a musíca que foi tirada do Fantasma da opera foi pena é linda, sua reportagens são inteligente tapete vermelho para voce. mil beijos com gosto de acarajé.

    ivete pharaoh gibaut

    ResponderExcluir
  5. Nadja! Finalmente consegui dar uma folga e vir até aqui me deleitar com as tuas postagens. Não tinha ideia do tempo que havia passado desde a minha última visita(no aniversário do Gerry!!!Nossa!!).
    Achei linda a tua homenagem aos músicos, esses profissionais que nos encantam com suas composições e dão um colorido todo especial às nossas vidas.
    Em geral é graças à música que minha inspiração para escrever surge quando mais preciso.
    Quanto ao filme do vídeo, ouvi falar muito bem dele quando passou nos cinemas, mas não pude assistir. Dizem que é lindo. Vou tentar achar na locadora. Parece ser uma linda história de amor...
    Beijos, minha amiga querida!!

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.