Mais uma vez chegou o período "mágico" do ano, o período em que nossos melhores sentimentos estão mais fortes, em que a felicidade dos outros se torna importante para a maioria.
O Natal traz consigo uma mudança comportamental na grande maioria das pessoas, sinceramente não sei se é uma questão cultural, prefiro acreditar que nesse momento estamos mais propensos ao bem, mais sujeitos ao amor que rege o universo, à caridade e à bondade para com o próximo.
Claro que o ideal seria agir dessa forma o ano inteiro, a bondade deveria ser a essência do ser humano, mas nos justificamos dizendo: o mundo nos cobra tanto, cada vez mais o tempo escorre por nossas mãos como água .... e assim acabamos deixando de dar um sorriso, um aceno, um abraço ou de compartilhar uma palavra amiga, coisas tão simples que, às vezes, nem damos valor, mas tão importantes para quem está se sentindo solitário, fragilizado, sem família, sem amigos, sem um teto.
Grandes missionários que semearam o amor tinham em comum entre si a benevolência no olhar e a palavra carinhosa nos lábios, a nosso ver eram seres humanos como nós, mas a grande diferença é que eles compreenderam e vivenciaram a mensagem do Cristo, a mensagem deixada na Terra há 2000 anos e que se propaga dia-a-dia em nossas vidas, embora muitas vezes não tenhamos tempo nem disposição para ouvir.
Pessoas que parecem ter sido feitas de amor, já que seus atos refletem esse sentimento, são tantos os nomes que conhecemos, são tantos que deixaram seus exemplos, São Francisco, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Irmã Dulce. Além desses existem tantas pessoas desconhecidos, mas que durante suas existências praticaram exatamente o que o Cristo nos ensinou, o amor, a caridade, o perdão e a indulgência. É a prática dessas virtudes que constrói o Natal em qualquer época do ano, é o alimento dado a quem necessita, é o sorriso a alguém que está triste, é o olhar para alguém que está "invisível", é o abraço em quem precisa de carinho que faz com que todos os dias para alguém seja Natal.
O mundo seria maravilhoso se todas as lágrimas pudessem ser secadas, se todos os corações fossem morada da compaixão e da caridade, se todos os aflitos pudessem ser consolados. Acredito que chegará o dia em que não seja necessária uma data para que nos tornemos pessoas melhores, então o dia 25 de dezembro será o ápice da comemoração ao amor que espalhamos o ano inteiro. Nesse momento poderemos dizer que compreendemos a mensagem de Jesus, seu amor incondicional e sua esperança em nós quando Ele disse: "Amarás o teu próximo, como a ti mesmo." Mateus (19.19), Ele não disse SE, subentende-se pela frase que Ele disse QUANDO, se Ele acreditou tanto assim em seres humanos falhos, então não podemos duvidar de que tivesse razão.
O meu desejo é que possamos perpetuar os sentimentos de fraternidade que fazem parte de nossos corações hoje, que sejamos como Ele nos ensinou, que possamos fechar os olhos, vislumbrar a imagem do Cristo e guardá-la como reflexo em nossas mentes, orar a Ele agradecendo por tudo que temos, pelos sonhos realizados e pela esperança em dias melhores, não só para cada um, mas para todos.
Que Ele, o Aniversariante, nos abençoe sempre. Feliz Natal!
Feliz Natal querida! Linda mensagem... lindo post! Deus a abençoe sempre e muito conservando esta pessoa maravilhosa para sempre nos alegrar com suas postagens! Beijo grande com carinho! <2
ResponderExcluirNadjinha mais uma ano que vai e com ele cheio de bagagens para que possamos refletir, melhorar e manter o que já está bom para esse novo ano assim como o blog Sonhos e Sons que nós acalenta a cada postagem e principalmente manter e fortalecer ainda mais nossa bela amizade.
ResponderExcluirQue 2013 seja cheio de coisas boas, muitas idéias e realizações contando sempre com sua amiga aqui.
Beijos carinhosos!!!
Amiga, não há época mais linda do que a do Natal!
ResponderExcluirHá pessoas que dizem que não gostam do Natal, pois é uma data em que as pessoas só estão se preocupando com o consumismo. Eu não concordo. Claro que o capitalismo está aqui e se aproveita de todos os momentos para dar o ar de sua graça. Contudo, como não gostar do Natal se, na verdade, Natal é sinônimo de Jesus?!!
O que ocorre, às vezes, é que a pessoa não tem condições financeiras alguma para trocar mimos com os familiares, nem para preparar uma refeição decente. Isso acaba deixando o coração endurecido, pois a tristeza acaba tomando conta da pessoa. Eu entendo que nessa situação é realmente complicado dar um sorriso. A gente reclama tanto da vida e não se dá conta de que há pessoas que não vivem, apenas sobrevivem nesse mundo tão cheio de crueldades.
Mas ao resto das pessoas, não há perdão para não gostar do Natal. É como vc mencionou, é uma época mágica em que o amor, a solidariedade estão mais próximos das pessoas. Que bom se o Natal fosse comemorado todos os dias – como vc disse, se essas virtudes que aparecem no Natal perpetuassem no tempo!
Vc tocou no nome de um queridíssimo meu: Chico Xavier! Um dos meus maiores arrependimentos na vida é não ter ido conhecê-lo. Como ele pode viver em tempos que eu era viva e eu não fui visitá-lo? A gente vive dizendo: “o tempo voa”, mas não se dá conta disso no cotidiano. Quando eu me indago sobre isso, fico pensando que, no fundo, eu o achava eterno, achava que ele sempre estaria por aqui. Isso me dói, pois tivemos a chance de conhecer pessoalmente um santo e não o fizemos. Eu o tenho como um exemplo de vida – quando estou muito entristecida, me sentindo injustiçada, procuro me recordar dele, do seu olhar terno, das suas doces palavras, dos seus atos de tanto fé. Isso me fortalece, me dá esperança.
Amiga, arrasou com a prece de cáritas, é muito linda!!! Essa oração é completa, me emociona muito!
Nadja, desejo que a alegria do Natal esteja presente em todos os teus dias!
Beijinhos