Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 4 de março de 2012

Era Uma Vez.....

            Hoje resolvi falar de um assunto que eu amo, que me emociona e me acompanha desde a infância: Os Desenhos de Walt Disney! E tudo começou em 1918, quando, em suas horas de folga, ele fazia desenhos e caricaturas....
            Quem nunca assistiu um desses filmes e sentiu os olhos se encherem de lágrimas no final? Quem nunca torceu pela mocinha, pelo herói, pelos animais (que Walt Disney tanto amava) e por um final que representasse a amizade, o amor e a dignidade buscados na vida real? 
           Walt Disney é, sem dúvida alguma, a personalidade do Cinema mais conhecida no mundo inteiro. Ele não inventou o desenho animado mas melhorou consideravelmente a sua técnica, criou um estilo inconfundível e deu ao gênero personalidade própria. Ele criou uma fabulosa organização que, até hoje, após sua morte, em 1966, continua irradiando alegria e emoção para os fãs de todas as idades nos mais longínquos cantos do planeta. Perfeccionista, poeta e amante da natureza, construiu um universo fantástico, onde a ternura e a graciosidade convivem harmoniosamente com a beleza. Grande reconhecedor de talentos, induziu sua equipe a forjar, com entusiasmo e dedicação, obras-primas cheias de vivacidade e riqueza de detalhes que produziram efeitos mágicos inesquecíveis. 

 
          Ele sempre usou como tema contos de fadas conhecidos, lendas, mitos e histórias para crianças, que, em suas versões originais, não tinham o final feliz e arrebatador tão nossos conhecidos. Na verdade esses contos que inspiraram Disney estavam mais para terror e bicho papão.  O conto original que inspirou "A Bela Adormecida" foi escrito pelo francês Charles Perrault em 1697; "Branca de Neve" ou Little Snow-White, ficou popular por meio dos Irmãos Grimm que ouviram a historia de duas irmãs Jeannette e Amalie Hassenpflug; "Cinderela" é um conto com registros dos anos 800 na China, é o conto de fadas com mais versões conhecidas, cerca de 3000! Porém a versão da Disney foi inspirada nos escritos de Charles Perrault; "O Corcunda de Notre-Dame" foi baseado na história de Victor Hugo  de 1831; "Pinóquio" em sua versão original era engolido por um tubarão...


         Mas Disney conseguiu a proeza de desvencilhar esses contos de seus originais e envolvê-los em uma aura de magia e fantasia. Não é à toa que ele ganhou 22 estatuetas com "seus" contos, não é à toa que até hoje milhões de pessoas no mundo lembram de desenhos passados há tanto tempo. Entre 1937 com "Snow-White", que apesar das críticas foi sucesso de público, até hoje com "Carros 2", os desenhos da empresa são sucessos garantidos, pois falam de amizade, respeito, união, sacrifício, bondade e amor. Cenas marcantes sempre acompanhadas por belíssimas músicas orquestadas, são uma constante nesses filmes. Em "Irmão Urso" Sitka é um exemplo de sacrifício, Kenai e Koda de coragem e lição de vida na escolha do que é realmente importante,  ao som de Phil Collins; Em "O Rei Leão" (pra mim uma das maiores obras de arte do cinema), que ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, há a alegria e a esperança em um novo tempo, a reverência da natureza ao nascimento de uma nova vida, a dor da perda na morte de Mufasa, há o eterno duelo entre o bem e o mal, há a aceitação do medo como algo intrínseco à vida, a escolha entre a irresponsablidade da juventude e a realidade da responsablidade; "Toy Story" em seus 3 filmes traz a amizade pura, simples e profunda como tema principal, traz o crescimento e o novo olhar para o mundo, com seus novos quadros, onde os brinquedos são uma maravilhosa lembrança de uma fase passada; Quem não se emocionou com "Monstros S. A."?, quem, na infância, não teve medo do bicho papão que iria sair do armário? Ah, temos ainda "Vida de Inseto", "Ratatouille", "Wall-e", "Mogli", "Peter Pan", "Fantasia", "Pocahontas", "A Bela e a Fera", "Bernardo e Bianca", "O Caldeirão Mágico", "Pinóquio", "Bambi", "Procurando Nemo" e tantos outros filmes que de alguma forma deixaram sua marca.


           Sei bem o quanto falam de imagens e mensagens subliminares presentes nos desenhos da Disney, sei o quanto a internet está recheada desse assunto, mas eu particularmete me abstraio desse lado, procuro sempre o que há de positivo e de belo nos filmes, as lições de moral e de vida, o que sempre me encantou e comoveu, a graciosidade e a ternura no comportamento dos personagens, a indignação com o que está errado, com as injustiças e a perseverança no bem e no correto. E como amante da música não posso deixar de admirar também as composições feitas ou readaptadas para embelezar ainda mais esse maravilhoso mundo, as canções são uma obra prima à parte, com beleza própria e independente do filme, mas que a partir do momento da união para formar o todo, se tornam um conjunto gandioso, feitos um para o outro. 





           A sensação de nostalgia e encantamento sempre me preenchem depois de assistir a um desenho da Disney, o sentimentalismo é uma parte forte em mim e talvez por esse motivo esses filmes me emocionam tanto, evocam lembranças de momentos bons, de infância feliz, de família e amizades. Aos que não enxergam nenhum desses valores nos filmes, devo dizer que acho estranho, aos que, assim como eu, se sentem encantados, esse post é para vocês!
          Uma maravilhosa semana de alegrias, paz e beleza!
          Beijossss!!!!!

6 comentários:

  1. Querida.... amei este post... nos levou a um mundo muito feliz na vida da gente!!!! Vc é D+!!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Nadja! Cá estou eu chorando depois de ler o teu post e ver o pedacinho do vídeo de A Bela e a Fera. Dá prá acreditar?
    Eu devo ter assistido ao Rei Leão umas cem vezes.Na época em que foi lançado, meu filho mais velho (hoje com 17 anos)adorou o filme e assistia a fita VHS duas a tres vezes por dia com a mamãe(eu) ao lado. E isso durou vários meses. O pior(ou melhor) é que ainda hoje me emociono ao ver o filme.
    Walt Disney foi o meu primeiro ídolo. Ainda lembro como chorei no dia em que soube da sua morte. Eu tinha 6 ou 7 anos e estava na cozinha com minha mãe ouvindo rádio, quando deram a notícia. Ele soube como ninguém unir imagens e música, como na criação do fantástico filme FANTASIA ou no clássico PEDRO E O LOBO ( que não tinha falas e cada personagem era identificado por um instrumento musical). Seus filmes fizeram e fazem (através da equipe que continua levando suas ideias adiante)a alegria de crianças e adultos, fazendo rir e chorar, deixando a emoção aflorar com suas lindas histórias~, cheias de ensinamentos.
    Justíssima e maravilhosa essa homenagem, Nadja. Amei! É bom demais lembrar desse genio e de suas criações que não canso de ver e que trazem tanta fantasia às nossas vidas.
    Plagiando a propaganda daquele cartão de crédito, o teu post de hoje não tem preço...
    Obrigada por fazer o meu final de domingo tão bom.
    Beijos, amada!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nadja!
    Passei uns dias sem visitar teu blog e quando volto me emociono com esse post tão lindo e sensível. Gosto demais dos desenhos animados de Disney, eles me emocionaram muito e sempre me surpreendem, choro sempre que assito o Rei Leão, como disse a Rosane , devo ter assistido umas cem vezes e não me canso de assistir, sempre choro, com Irmão Urso é a mesma coisa, eles são encantados. O mundo precisa muito de fantasia.
    Obs. Não consegui entrar com meu e-mail
    Gloria Alves
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Essa abundância de animais e paisagens nas animações dele, realmente são uma declaração de amor ao planeta e um convite à compaixão pelos nossos irmãos menores. Acho o Rei Leão uma fantástica alegoria sobre a necessidade de sermos governados por quem realmente tem qualificações pra isso.
    Obrigado por mais essa postagem tão instrutiva.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Disney ficará perpetuado gerações, se for citar todos os benefícios, lembranças e títulos um dia seria pouco para expressar essa nostalgia mágica. O que é fato por menor que seja alguém já se rendeu aos encantos desse mundo Irretocável. Eu sou uma delas e não é pouco e bastante Pocahontas é um dos meu favoritos principalmente a música Se Eu Não Te Encontrasse (Daniela Mercury e Jonh Secada) que vem atravessando décadas e continua fincado em nossos corações.

    Obrigada por mais um post rechedado de lembraças lindas!

    Exelente semana, super beijo.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, que post lindo!
    Os desenhos do Walt Disney já fazem parte do mundo imaginário de todas as gerações!
    Através de seu talento ímpar, de sua imaginação esplendorosa, ele sempre nos transporta a um mundo de sonhos e fantasias dos quais não queremos sair mais.
    “A Bela Adormecida”; “Cinderela”;– quem não conhece essas histórias geniais? Qual menina não sonha em encontrar o seu princípio encantado como os que as mocinhas encontram nesses desenhos? Qual rapaz não quer se tornar tão valente e sagaz como os príncipes se mostram?
    Eu só tenho um óbice: não consegui assistir ao “Rei Leão” porque soube que o pai morreria, as crianças sempre fecham os olhos nessa hora, ficam tristes então, mesmo sendo desenho, resolvi me poupar. Acho que desenhos não deveriam trazer tristezas, “mocinhos” não deveriam morrer nos desenhos, eu penso assim.
    Sabe, para mim, Walt Disney é eterno, saber que há a sua marca em algum filme já é quase certeza de uma surpresa memorável!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.