Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 2 de setembro de 2012

Sucesso?

       Por que será que a alienação musical está conseguindo contaminar tanta gente? Por que será que músicas e cantores que têm algo de belo e verdadeiro a dizer estão caindo no esquecimento?
       Eu estava lembrando de uma entrevista que assisti há uns anos com Oswaldo Montenegro, ele falava que seu público achava que quando ele chegava em outro país para cantar fazia sucesso imediato, ele riu, disse que esse tipo de coisa só acontecia com Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano, esses Monstros da nossa música, eu não acreditei na hora, afinal como podia Oswaldo Montenegro (que eu adorava e adoro!) não fazer tanto sucesso?  
       Hoje, quando vejo matérias de jornais, revistas ou televisão mostrando o estrondoso "sucesso" que ditos cantores como Michel Teló, Thiaguinho(????) e Luan Santana, fazem aqui e lá fora eu é que acho engraçado, seria realmente cômico se esse modismo (espero que seja um modismo, se bem que está demorando a passar), essa alienação musical não estivessem diretamente ligados à falta de educação (doméstica ou escolar) e à falta de consciência da população, todos sabemos que é muito mais fácil manipular um povo que não tem consciência. 

      
       Tá certo que a cultura é dinâmica, mas daí  a querer transformar letras imorais ou com duplo sentido em cultura... por favor! Acho que nem a Antropologia explica. Me pergunto se quem escuta e gosta desse tipo de "música" já se deu ao trabalho de ouvir Lupicínio Rodrigues, Clara Nunes, Beth carvalho, Gonzaguinha, The Platters, Elvis, Queen, U2, Arrigo Barnabé, Adele, Aerosmith, Cold Play, Oasis, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Antonio Nóbrega, Villa Lobos, Bach, Vivaldi, tem opções pra todos os (bons) gostos, ninguém pode dizer que os estilos musicais não são variados, então não é por esse motivo! A arte, nesses casos, não é pura mercadoria com prazo de validade, o que importa é a qualidade, a beleza, o conhecimento que pode ser adquirido ou simplesmente a emoção, a leveza e alegria que trazem à vida.

        Infelizmente a indústria da cultura ganhou bastante terreno, e não é só aqui no Brasil, nos Estados unidos o "Funk" já dominou o mercado, aqui esse tipo de baile já se espalhou pelo país e não há como negar a participação de marginais e do próprio crime organizado nessas manifestações, outro estilo que chegou e contaminou, o "Brega", é tema de novela, toca em todas as rádios, nos transportes públicos, não tem como não ouvir, pra quem gosta é o paraíso, pra quem não é uma lavagem cerebral que fica martelando na cabeça da gente, um dia ouvi alguém dizer e na época não entendi, mas hoje entendo bem: "Não sei porque coisa ruim pega tão fácil." sábia frase!

Marisa Monte, Rod Stewart, Fred Mercury e Oasis, amo!

       Mas, ainda bem que existem os heróis, aqueles que apesar da mídia e do rumo serem inversos, ainda compõem, cantam e nos emocionam com suas obras. Por falar nisso na década de 1980 existia uma banda, os "Heróis da Resistência", eles não imaginavam o quanto esse nome era profético!
        Cassinha e Léia, queridas, obrigada pelos comentários e Rô, obrigada amiga pela tua grande generosidade!
         Beijos e uma maravilhosa semana!

5 comentários:

  1. Nossa... esta é uma questão que sempre questiono: qualidade musical! Dá pra contar nos dedos quem realmente aprecia musica decente!! Adorei o post... beijossss

    ResponderExcluir
  2. Nadja matou a pau no post concordo em gênero, número e grau. Sei que temos de respeitar os gostos musicais, mas esses lixos fabricados ter que denominar música? canção? melodia? onde isso meu Deus, onde vamos parar com essa poluição. É por essas e outras que estamos vivendo um Brasil tão avacalhado ao ponto de por no topo musical Thiaguinho e no plenário Tiririca. Acorda Brasil!!!

    Beijos Nadja.

    ResponderExcluir
  3. Só hoje eu vi seu desabafo é amiga parece que em vêz de evoluirmos espiritualmente alimentando nossa alma com energias positivas que vem atravéz da sintonia,da harmonia,da música estamos nos debatendo em um redemoinho de breguices,não que eu discrimine o brega,não é isso,mas fala a sério a poluição musical,as ditas letras se é que se pode chamar assim,nos levam a irritação,instigam os jovens,os pequeninos a violência.Quero que minha nave volte logo porque não aguento mais o tchu,lererê,tátátá,tititi e outras baboseiras que andam escrevendo.Beijo grande amiga linda <3

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Nadja! O que tem sido feita da música?!!
    Atualmente, o importante é ter um refrão com algo fútil e fácil de falar, aí a música pega. E ainda dizem que isso é preconceito nosso.
    Mas como apreciar uma ‘música’ que nada diz, que só inspira o erotismo desenfreado, como nos dias atuais?
    Já observou que as músicas, para ficarem nas paradas de sucesso, precisam ter severas doses de malícia, acompanhadas por danças super sensuais? Será que é para isso que serve a música, para impulsionar os seres ao sexo? Desculpe, mas atualmente é isso o que me parece.
    Fico triste, pois amo música, amo tanto assim como amo os animais, são sentimentos que jamais sumirão de dentro de mim, são como o ar para mim.
    No nosso cotidiano, não dá mais para ligar a TV e assistir a programação dos canais, pois o que se passa é só mesmo o que não presta, em minha opinião.
    A música deveria servir para encantar, nos elevar. As bandas e cantores que vc citou eu gosto muito e sinto falta do tempo em que para ser cantor, compositor, realmente era preciso ter talento!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Realmente, Nadja, a cada ano que passa é gritante a falta de gosto musical se levarmos em conta o tipo de cantores e letras que fazem sucesso. Dá vontade de chorar!Quando me lembro que meu disco predileto quando pequena(5-6 anos) , que eu ouvia e dançava diariamente no gabinete do meu pai, era o da Suíte Quebra Nozes, de Tchaikowski... O que aconteceu com a nossa cultura e gosto musicais?
    Post maravilhoso, prá variar, querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.